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http://hdl.handle.net/1843/44183
Type: | Dissertação |
Title: | Os sentidos da disciplina de história para estudantes da EJA em uma escola na periferia de Belo Horizonte/MG |
Authors: | Leonardo Sousa Lopes |
First Advisor: | Walesson Gomes da Silva |
Abstract: | Este estudo apresenta uma investigação interdisciplinar sobre os sentidos atribuídos às experiências escolares na disciplina de História com estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da periferia situada em Belo Horizonte. Para tanto, realizei revisão bibliográfica em três áreas distintas: a primeira, sobre o surgimento da disciplina de História; a segunda, sobre as políticas públicas que têm por foco essa modalidade de ensino e, a terceira, sobre as formas pelas quais esses estudantes se apropriam da disciplina durante as aulas. Assim, durante a pesquisa, analisei produções acadêmicas que discutem especificamente as temáticas relacionadas ao meu objeto. Além disso, buscando investigar quais os sentidos de se estudar História na Educação de Jovens e Adultos, recorri à metodologia qualitativa, com apoio do método dialógico do Paulo Freire, do conceito de cultura histórica, de entrevistas semiestruturadas e da observação participante. Cabe ressaltar que o contexto da pandemia COVID-19 impactou substancialmente a pesquisa, uma vez que as aulas estavam sendo realizadas remotamente, com isso, optei em também discutir os efeitos da pandemia COVID-19 para as aulas de História na Educação de Jovens e Adultos. Como resultados da pesquisa percebi que o mundo do trabalho, as relações de gênero e as relações étnico-raciais têm uma relação tensionada com os sujeitos da pesquisa e seus estudos. As opressões oriundas dessa tensão dificultam e em alguns casos impossibilitam a educação como direito. Além disso, em relação à disciplina de História e as relações entre presente e passado, ainda é um desafio apresentar a importância do ensino “do tempo passado” para pessoas com necessidades tão urgentes no tempo presente, por outro lado, foi possível observar que existe uma preocupação com a própria inserção na compreensão da História. Uma vontade de compreender a História a partir de si como sujeito, não mais como objeto de estudo ou de observação externa. Há uma necessidade de nomear esse ímpeto dando importância para a própria narrativa e para a memória como constitutiva do processo sócio histórico. |
Subject: | Educação História - Estudo e ensino (Educação de adultos) História - Estudo e ensino - Aspectos sociais Educação de adultos - Belo Horizonte (MG) |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44183 |
Issue Date: | 10-Dec-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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