Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828381419292488pt_BR
dc.contributor.referee1Jezulino Lúcio Mendes Bragapt_BR
dc.contributor.referee2Adriana Mortara Almeidapt_BR
dc.creatorBianca Rezende Godóipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2695966085939115pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T14:01:37Z-
dc.date.available2022-08-11T14:01:37Z-
dc.date.issued2022-01-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44189-
dc.description.abstractScience museums represent an important space for scientific communication and dissemination not only for the general public, but also for schools. In the present work, we sought to investigate and understand aspects of the interactions between these two spaces. The PUC Minas Museum of Natural Sciences was chosen as a case study and analysis, given its prominence as an important science museum. Therefore, an attempt was made to answer whether it would be possible to enhance the museum-school association through the development of a didactic resource for use by educators at the Museum and visiting professors in the so-called Educator Space. The study made it possible to develop the resource entitled “Visit Map”, which after completion was analyzed from the perspective of its possible contributions in the planning of visits by schools. A research with a qualitative approach was carried out, which included in its methodology collective semi-structured interviews with teachers who had visited Espaço do Educador in the past. The experiences of the teachers interviewed with the Museum and Espaço do Educador were valued in order to recognize their comments and suggestions for modifying parts of the educational resource. In this way, the creation of a didactic resource that can be used by museum educators and be evaluated in the future regarding the objectives we propose for it is presented, which are: to facilitate the work of museum educators and teachers in preparing the visit, benefit the reception of schools by the Museum in the Educator's Space, to provide the reader with greater reflection on museum education, to encourage the participation and engagement of teachers who do not yet know the Museum. Thus, with this research and intervention, we sought to favor not only the Museum itself, with a new communication resource, but also the schools, as they will have the opportunity to plan and enrich the visit with such material, and, consequently, student learning. This work also brings together studies about this important Museum, which are still not numerous.pt_BR
dc.description.resumoOs museus de Ciências representam um importante espaço para a comunicação e divulgação científica não apenas para o público em geral, mas também para as escolas. No presente trabalho, buscou-se investigar e compreender aspectos das interações existentes entre esses dois espaços. Optou-se pela escolha do Museu de Ciências Naturais PUC Minas como estudo de caso e análise, dado o seu destaque como importante museu de ciências. Diante disso, procurou-se responder se seria possível potencializar a associação museu-escola por meio do desenvolvimento de um recurso didático para uso de educadores do Museu e professores visitantes no chamado Espaço do Educador. O estudo possibilitou desenvolver o recurso intitulado “Mapa de Visita”, que após finalizado foi analisado na perspectiva de suas possíveis contribuições no planejamento das visitas pelas escolas. Foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, que incluiu em sua metodologia entrevistas semiestruturadas coletivas com professores que haviam visitado o Espaço do Educador no passado. As experiências das professoras entrevistadas com o Museu e o Espaço do Educador foram valorizadas no sentido de reconhecer seus comentários e sugestões para modificar partes do recurso educativo. Desta forma, é apresentada a criação de um recurso didático que poderá ser utilizado pelos educadores museais e ser futuramente avaliado quanto aos objetivos que propomos para ele, que são: facilitar o trabalho dos educadores museais e professores na preparação da visita, beneficiar a recepção das escolas pelo Museu no Espaço do Educador, proporcionar uma maior reflexão ao leitor acerca da educação museal, estimular participação e engajamento de professores que ainda não conhecem o Museu. Sendo assim, com essa pesquisa e intervenção, buscou-se favorecer não só o próprio Museu, com um novo recurso de comunicação, mas também às escolas, já que essas terão a oportunidade de com tal material planejar e enriquecer ainda mais a visita e, por consequência, a aprendizagem dos estudantes. O presente trabalho vem também somar estudos acerca deste importante Museu, que ainda não são numerosos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu de Ciências Naturais PUC Minaspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSetor educativopt_BR
dc.subjectMapa de visitapt_BR
dc.subject.otherPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Museuspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherMuseus - Divulgação científicapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.titleMuseu de Ciências Naturais PUC Minas e suas interações com o público escolar no espaço do educador : interface e apropriações recíprocaspt_BR
dc.title.alternativeMuseu de Ciências Naturais PUC Minas and its interactions with the school public in the educator's space : interface and reciprocal appropriationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.