Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44225
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Christianne Luce Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397229266029271pt_BR
dc.contributor.referee1Elcio Loureiro Cornelsenpt_BR
dc.contributor.referee2Mariana Mól Gonçalvespt_BR
dc.creatorRogério Santos Portopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9813029518647087pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T14:27:07Z-
dc.date.available2022-08-12T14:27:07Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44225-
dc.description.abstractCinema, as a leisure activity, needs to be understood as a form of expression that provokes the assimilation and/or construction of new ideas and knowledge, through the interaction between the viewer and the audiovisual work enjoyed. Although the school and the family are the main institutions responsible for cultural transmission and for the construction of taste in different social contexts, cinema can also contribute to this process. Cine Santa Tereza (CST), located at Rua Estrela do Sul n° 89, in the Santa Tereza neighborhood in the city of Belo Horizonte, is the only street cinema located outside the Center-South region of this municipality, and one of the few that count. only with public funds. This type of field, as mentioned by Pierre Bourdieu (2008), presents different forms of power relations, which, according to the author, can be divided into four categories: social, economic, cultural and symbolic. Considering these fundamentals, the objectives of this research are to understand the symbolic representations of Cine Santa Tereza through the power relations that intersect in this field, and to identify and discuss the distinctive codes present in the process of cultural transmission and construction of taste realized in this cinema. of street. The methodology followed a qualitative approach and included a bibliographic research on the investigated topic, in addition to conducting semi-structured interviews with managers of Cine Santa Tereza and with those attending this space, finally. The information collected had an interpretive analysis, with a view to identifying and discussing the symbolic representations of the investigated locus, as well as the power relations present in this field. Based on the theoretical framework used, the main results showed that despite the CST being a field still marked by class distinctions, its collaborators work with the aim of reducing these differences through cultural transmission processes, with emphasis on programming and projects elaborated in this space. The symbolic representations or the different codes present there are manifested through the cinematographic language, materializing the tastes of the agents involved in this field.pt_BR
dc.description.resumoO cinema, como uma atividade de lazer, necessita ser compreendido como uma forma de expressão que provoca assimilação e/ou construção de novas ideias e conhecimentos, por meio da interação entre o espectador e a obra audiovisual fruída. Embora a escola e a família sejam as principais instituições responsáveis pela transmissão cultural e pela construção do gosto em diferentes contextos sociais, o cinema também pode contribuir com esse processo. O Cine Santa Tereza (CST), localizado na Rua Estrela do Sul n° 89, no bairro Santa Tereza na cidade de Belo Horizonte, é o único cinema de rua localizado fora da região Centro-Sul deste município, e um dos poucos que contam apenas com verbas públicas. Esse tipo de campo, assim citado por Pierre Bourdieu (2008), apresenta diferentes formas de relações de poder, que segundo o autor podem ser distribuídas em quatro categorias: social, econômica, cultural e simbólica. Considerando esses fundamentos, os objetivos desta pesquisa consistem em compreender as representatividades simbólicas do Cine Santa Tereza por meio das relações de poder que se entrecruzam nesse campo, e identificar e discutir os códigos distintivos presentes no processo de transmissão cultural e construção do gosto concretizado neste cinema de rua. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa e contemplou pesquisa bibliográfica sobre o tema investigado, além da realização de entrevistas semiestruturadas com gestores do Cine Santa Tereza e com frequentadores deste espaço, por fim. As informações coletadas contaram com uma análise interpretativa, tendo em vista identificar e discutir as representatividades simbólicas do lócus investigado, bem como as relações de poder presentes neste campo. Com base no referencial teórico utilizado, os principais resultados evidenciaram que apesar do CST constituir um campo ainda marcado por distinções de classes, seus colaboradores trabalham com intuito de reduzir estas diferenças por meio de processos de transmissão cultural, com destaque para a programação e os projetos elaborados neste espaço. As representações simbólicas ou os diferentes códigos ali presentes se manifestam através da linguagem cinematográfica, materializando os gostos dos agentes envolvidos neste campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectCinema de ruapt_BR
dc.subjectRepresentatividade simbólicapt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectCampopt_BR
dc.subject.otherCinema - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherCultura popularpt_BR
dc.titleRepresentatividade simbólica do Cine Santa Tereza: investigando as marcas distintivas de um cinema de rua de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Versão Final.pdfVersão corrigida8.97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons