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http://hdl.handle.net/1843/44229
Type: | Dissertação |
Title: | Estratégia de obtenção e tratamento de dados digitais para elaboração de pesquisas de mobilidade urbana |
Authors: | Frederico Augusto da Silva |
First Advisor: | Marcelo Franco Porto |
First Referee: | Renata Maria Abrantes Baracho Porto |
Second Referee: | Guilherme de Castro Leiva |
Third Referee: | Leandro Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee4: | Sandro Laudares |
Abstract: | As cidades têm se tornando grandes geradoras de dados digitais, mas essa informação é negligenciada, pois há pouco ou nenhum tratamento e recuperação dessa informação. Com o aumento da disponibilidade de dados digitais, aliado ao uso de técnicas de Big Data, surgem novas formas de aquisição, seja para uso operacional ou de planejamento a longo prazo, transformando as cidades digitais de tal forma que evoluem para se tornarem cidades inteligentes. Esta dissertação apresenta uma metodologia para aquisição e tratamento da informação capturada em equipamentos de fiscalização eletrônica por imagem, dispostos na área urbana de um município, para criação de matrizes de deslocamentos e melhores caminhos entre os equipamentos com o propósito de analisar a movimentação dos veículos na malha viária. Como resultado, foi possível identificar os principais caminhos percorridos, gerando uma matriz de fluxo de tráfego pela cidade para suporte na elaboração de planos de mobilidade urbana. Além do processo quantitativo, o trabalho foi avaliado por especialistas da área de engenharia de tráfego a fim de validar a metodologia aplicada. Apresenta-se, neste trabalho, um estudo de caso aplicando a metodologia ao município de Belo Horizonte. Este trabalho contribui com as pesquisas de estudos de tráfego a partir da coleta dos dados digitais e gera discussão para que as cidades percebam o potencial da informação coletada. |
Abstract: | Cities have become large generators of digital data, but this information is neglected, as there is little or no processing and retrieval of this information. With the increase in the availability of digital data, combined with the use of Big Data techniques, new forms of acquisition emerge, whether for operational use or for long-term planning, transforming digital cities in such a way that they evolve to become smart cities. This dissertation presents a methodology for the acquisition and processing of information captured in electronic image surveillance equipment, arranged in the urban area of a municipality, for the creation of displacement matrices and better paths between the equipment in order to analyze the movement of vehicles in the road network. As a result, it was possible to identify the main paths taken, generating a traffic flow matrix throughout the city to support the development of urban mobility plans. In addition to the quantitative process, the work was evaluated by specialists in the area of traffic engineering, in order to validate the applied methodology. This work presents a case study, applying the entire methodology to the city of Belo Horizonte. This work contributes to traffic study research based on the collection of digital data and generates discussion for cities to realize the potential of the collected information. |
Subject: | Transportes Mobilidade urbana Cidades e vilas Engenharia de tráfego Trânsito - Fluxo Cidades inteligentes |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44229 |
Issue Date: | 25-Aug-2021 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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