Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44229
Tipo: Dissertação
Título: Estratégia de obtenção e tratamento de dados digitais para elaboração de pesquisas de mobilidade urbana
Autor(es): Frederico Augusto da Silva
Primeiro Orientador: Marcelo Franco Porto
Primeiro membro da banca : Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Segundo membro da banca: Guilherme de Castro Leiva
Terceiro membro da banca: Leandro Cardoso
Quarto membro da banca: Sandro Laudares
Resumo: As cidades têm se tornando grandes geradoras de dados digitais, mas essa informação é negligenciada, pois há pouco ou nenhum tratamento e recuperação dessa informação. Com o aumento da disponibilidade de dados digitais, aliado ao uso de técnicas de Big Data, surgem novas formas de aquisição, seja para uso operacional ou de planejamento a longo prazo, transformando as cidades digitais de tal forma que evoluem para se tornarem cidades inteligentes. Esta dissertação apresenta uma metodologia para aquisição e tratamento da informação capturada em equipamentos de fiscalização eletrônica por imagem, dispostos na área urbana de um município, para criação de matrizes de deslocamentos e melhores caminhos entre os equipamentos com o propósito de analisar a movimentação dos veículos na malha viária. Como resultado, foi possível identificar os principais caminhos percorridos, gerando uma matriz de fluxo de tráfego pela cidade para suporte na elaboração de planos de mobilidade urbana. Além do processo quantitativo, o trabalho foi avaliado por especialistas da área de engenharia de tráfego a fim de validar a metodologia aplicada. Apresenta-se, neste trabalho, um estudo de caso aplicando a metodologia ao município de Belo Horizonte. Este trabalho contribui com as pesquisas de estudos de tráfego a partir da coleta dos dados digitais e gera discussão para que as cidades percebam o potencial da informação coletada.
Abstract: Cities have become large generators of digital data, but this information is neglected, as there is little or no processing and retrieval of this information. With the increase in the availability of digital data, combined with the use of Big Data techniques, new forms of acquisition emerge, whether for operational use or for long-term planning, transforming digital cities in such a way that they evolve to become smart cities. This dissertation presents a methodology for the acquisition and processing of information captured in electronic image surveillance equipment, arranged in the urban area of a municipality, for the creation of displacement matrices and better paths between the equipment in order to analyze the movement of vehicles in the road network. As a result, it was possible to identify the main paths taken, generating a traffic flow matrix throughout the city to support the development of urban mobility plans. In addition to the quantitative process, the work was evaluated by specialists in the area of traffic engineering, in order to validate the applied methodology. This work presents a case study, applying the entire methodology to the city of Belo Horizonte. This work contributes to traffic study research based on the collection of digital data and generates discussion for cities to realize the potential of the collected information.
Assunto: Transportes
Mobilidade urbana
Cidades e vilas
Engenharia de tráfego
Trânsito - Fluxo
Cidades inteligentes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44229
Data do documento: 25-Ago-2021
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