Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elzimar Goettenauer de Marins Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182169907712352pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.creatorGrasiela Aparecida Coutinhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160594661346393pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T21:35:49Z-
dc.date.available2022-08-12T21:35:49Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44252-
dc.description.abstractIn research are required research related in the field of education, in an attempt to explain the linguistic processes, even more about the teaching / learning process, and this is confirmed when students enter elementary school. Often, the student does not perform the activities simply because he does not want to, but because he does not know, does not understand what to do, as he cannot even read what is asked or because he cannot establish a dialogue with the teacher or a colleague asking for help . Children, even if they cannot read and write as little as necessary, are usually promoted from one year to the next in the name of the promise that one day, alone, they will be able to learn. This perspective ends up discharging the school to seek strategies for these children to learn. Thinking about these unfilled gaps, it is necessary to rethink the teaching practice, adopting differentiated teaching practices so that our students advance and so that there is social interaction both inside and outside the boundaries of the school. In this Literary Workshops Project, a work is proposed which seeks to develop practices that improve teaching practice. The objective is to propose and develop activities aimed at reading and understanding fictional narrative texts, selected according to the target audience and with a view to improving learning, developing reading and writing skills and, consequently, social interaction of students . The implications are fundamentally based on the theories of Soares (2007, 2017), Kleiman (2005, 2007, 2014), Antunes (2003), Compagnon(2009), Cosson (2009), Paiva (2003), Rojo (2009, 2012).pt_BR
dc.description.resumoInúmeras são as pesquisas que vêm sendo realizadas no campo da educação, na tentativa de explicar os fenômenos linguísticos, mais ainda no que diz respeito ao processo de ensino/aprendizagem, e isso se confirma quando alunos chegam ao ensino fundamental II apresentando algumas lacunas nesse processo. Muitas vezes, o aluno não realiza as atividades simplesmente porque não quer, mas porque não sabe, não entende o que fazer, já que não consegue ao menos ler o que é pedido ou ainda porque não consegue estabelecer diálogo com o professor ou um colega pedindo ajuda. As crianças, ainda que não consigam ler e escrever o minimamente necessário, em geral são promovidas de um ano a outro em nome da promessa de que um dia, sozinhas, serão capazes de aprender. Essa perspectiva acaba desincumbindo a escola de buscar estratégias para que essas crianças aprendam. Pensando nessas lacunas não preenchidas, faz-se necessário repensar o fazer docente, adotar práticas diferenciadas de ensino para que nossos alunos avancem e para que haja interação social tanto dentro, quanto fora dos limites da escola. No presente Projeto deoficinas literárias propõe-se um trabalho onde se busca desenvolver atividades que aprimorem a prática docente. O objetivo é propor e desenvolver atividades voltadas à leitura e compreensão de textos narrativos ficcionais, selecionados de acordo com o público-alvo e com vistas ao aprimoramento da aprendizagem, ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita e, consequentemente, ao convívio social dos alunos. As discussões se fundamentam, principalmente, nas teorias de Soares (2007, 2017), Kleiman (2005, 2007, 2014), Antunes (2003), Compagnon (2009), Cosson (2009), Paiva (2003), Rojo (2009, 2012).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectOficinaspt_BR
dc.subjectProjeto de letramentopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.titleProjeto de oficinas literárias: um olhar para a sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Grasiela Aparecida Coutinho - DISSERTAÇAO 01 04 2022_pdfa.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons