Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Meily Assbú Linhales | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T14:01:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T14:01:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.citation.spage | 5522 | pt_BR |
dc.citation.epage | 5530 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-1855 | pt_BR |
dc.identifier.sici | 1 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44269 | - |
dc.description.resumo | O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef), sediado na Escola de Educação Física da UFMG, organiza-se como um centro de pesquisa e documentação, e acolhe uma diversidade de acervos relativos à história institucional da unidade e outros temas congêneres. Cotejando os arquivos institucionais, os arquivos pessoais de professores e as várias coleções já estabelecidas no Centro, torna-se possível identificar, entre outros aspectos, uma gradativa mudança no primado orientador das prescrições e das práticas, dando a ver uma sutil renúncia da dimensão pedagógica - orientada por um conjunto de valores e princípios afeitos à expressividade do corpo em movimento - em prol de uma valorização científica da área, revelada pelo estabelecimento de uma dada concepção de ciência, de matizes experimentais e laboratoriais que preceituava os exercícios de medir, classificar e controlar o movimento corporal. Este é o argumento central desta comunicação. A partir do olhar minucioso, que interroga um determinado patrimônio universitário – no caso, o da Escola de Educação Física da UFMG – produz-se possibilidades para investigar as relações entre educação e ciência, entre formação e pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de História da Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Congressos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - História | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - História | pt_BR |
dc.subject.other | Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de educação física - Formação | pt_BR |
dc.title | De uma educação física "pedagógica" para uma educação física "científica": entre textos e objetos, vestígios de práticas na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1kwXw2vl8vhhqsCuRKyYNCTgg2Qyn_Tf7/view | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-2762-4916 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.