Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44305
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dc.creatorLuiz Antonio de Carvalho Godinhopt_BR
dc.creatorGisele de Araújo Pereirapt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorKenyth Alves de Freitaspt_BR
dc.creatorEros Viggiano de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-17T13:14:46Z-
dc.date.available2022-08-17T13:14:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage71pt_BR
dc.citation.epage94pt_BR
dc.identifier.doi10.3738/1982.2278.1639pt_BR
dc.identifier.issn19822278pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44305-
dc.description.abstractThe Brazilian higher education has showed strong growth over the past two decades. However, opportunities for growth and profit seeking offered commercial character to education, making that the quality of the courses did not follow the growing number of new vacant situations, especially in the private higher education institutions. In this context, this research was conducted with the graduating students of a private institution, in order to check the dimensions of quality, from a scale adapted from SERVPERF, influencing the recommendation of the course by respondents. Exploratory factor analysis returned different dimensions from those used in the original SERVPERF scale, resulting in a new structure for the educational context. Among the new dimensions identified, expanded service and reliability-empathy had a significant impact on recommendation. The study also showed that the tangible aspects and reliability constructs had no significant impact on recommendation.pt_BR
dc.description.resumoO ensino superior brasileiro tem apresentado forte expansão nas últimas duas décadas. Entretanto, as oportunidades de crescimento e a busca de lucro ofereceram ao ensino um caráter mercantil, fazendo com que a qualidade dos cursos não acompanhasse número crescente de novas vagas, especialmente nas instituições de ensino superior (IES) privadas. Nesse contexto, esta pesquisa foi realizada junto aos alunos concluintes do curso de Administração de uma instituição privada, com o intuito de verificar como as dimensões de qualidade influenciam a recomendação do curso pelos pesquisados, através de uma escala adaptada a partir da SERVPERF. A análise fatorial exploratória retornou dimensões diferentes das usadas na escala SERVPERF original, resultando em nova estrutura para o contexto educacional. Dentre as novas dimensões identificadas, atendimento ampliado e confiabilidade- empatia apresentaram impacto significativo em recomendação. O estudo apontou ainda que os constructos aspectos tangíveis e confiabilidade não tiveram impactos significativos em recomendação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofNucleuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscala SERVPERF adaptadapt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superior privado (IES)pt_BR
dc.subjectQualidade percebidapt_BR
dc.subjectRecomendaçãopt_BR
dc.subjectModelagem de equações estruturais.pt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades particulares - Administraçãopt_BR
dc.titleAvaliando a relação entre qualidade percebida de serviços e recomendação no curso de administração de uma IES privada de Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativeAssessing the relationship between perceived service quality and recommendation on administration course of an private higher education institution from Belo Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/1639/2119pt_BR
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