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dc.contributor.advisor1Robert Aldo Iquiapaza Coaguilapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4502340100367919pt_BR
dc.creatorClaudia Marcia Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602882799122496pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-18T21:09:48Z-
dc.date.available2022-08-18T21:09:48Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44372-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal a análise da eficiência de aeroportos brasileiros recém privatizados pelo Brasil e administrados pela Infraero, totalizando 59, utilizando as bases de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. Nesse modelo estudado, a medida utilizada para representar o desempenho dos aeroportos foi a quantidade de movimentação de aeronaves para as variáveis que determinam o desempenho. Levou-se em conta passageiros, carga aérea e mala posta como saídas ou produtos (variáveis independentes) e movimentação de aeronaves como insumo ou entradas (variável dependente). Foi realizada uma Análise Envoltória de Dados (DEA), a fronteira estocástica (SFA), a livre disposição (FDH) e análise clusterizada com DEA (Fuzzy C-Means DEA). Com a identificação dos aeroportos mais eficientes, diante dos inputs e outputs considerados, realizou-se uma avaliação comparativa entre aeroportos privatizados e não privatizados buscando sedimentar a controvérsia entre pesquisadores de que a privatização leva inexoravelmente à eficiência. Concluiu-se que as eficiências mostram que há indícios de aumento da eficiência. Desta forma, a eficiência fornecida pelos métodos, comparativa com os demais parâmetros inseridos na análise, é maior quanto maior for a proporção de movimentos em relação ao tamanho da infraestrutura disponível do aeroporto observado. Os resultados encontrados mostram também que o tamanho de um aeroporto não foi determinante para atribuir eficiência, embora seja critério relevante para impulsionar melhorias no seu desempenho. A inovação trazida neste trabalho foi a utilização de métodos paramétricos e não paramétricos bem como Fuzzy C-Means. Os aeroportos foram ranqueados em função dos métodos e variáveis homogêneas foram utilizadas levando em conta a heterogeneidade dos aeroportos em si em função do tamanho e capacidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiência de aeroportospt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de eficiênciapt_BR
dc.subject.otherAeroportospt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherProdutividadept_BR
dc.titleAnálise da eficiência dos aeroportos brasileiros privatizados e não privatizados com modelos paramétricos e não paramétricospt_BR
dc.typeTesept_BR
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