Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44380
Type: Dissertação
Title: Interferência do uso do amplificador de voz na dose vocal de professoras não disfônicas
Authors: Evelyn Vanessa Silva Souza
First Advisor: Ana Cristina Côrtes Gama
First Co-advisor: Iara Barreto Bassi
First Referee: Letícia Caldas Teixeira
Second Referee: Leonardo Wanderley Lopes
Abstract: Objetivo: Analisar a interferência do uso do amplificador de voz na dose vocal de professoras não disfônicas. Método: Trata-se de um estudo experimental, comparativo intrassujeitos, composto por 20 professoras do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH). Após o consentimento as participantes, foram solicitadas a responder o questionário de Escala de Sintomas Vocais – ESV e posteriormente participaram de dois momentos do estudo, selecionados aleatoriamente. No primeiro momento as participantes utilizaram somente o dosímetro vocal e no segundo momento utilizaram o dosímetro vocal e o amplificador de voz. As medições foram registradas pelo aparelho durante 1h40m na sala de aula que as professoras lecionavam. O espaço entre as duas medições foi de uma semana, sendo mantidas a mesma sala, mesmo horário e mesma disciplina lecionada, em ambos os momentos. Resultados: O parâmetro intensidade foi o único que apresentou diferença com o uso de amplificação de voz. Conclusão: O uso da amplificação de voz durante a docência de professoras não disfônicas não interfere nos parâmetros acústicos de frequência fundamental, e nas medidas de dose vocal. A intensidade da voz é menor quando o professor faz uso de amplificação vocal.
Subject: Voz
Docente
Disfonia
Dosagem
Fonoaudiologia
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44380
Issue Date: 16-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.