Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44445
Tipo: Tese
Título: A estreita relação professor-aluno na base da experiência do ensino inspirador
Autor(es): Gabriela da Cunha Barbosa Saldanha
Primeiro Orientador: Laura Stella Miccoli
Primeiro membro da banca : Laura Stella Miccoli
Segundo membro da banca: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Terceiro membro da banca: Valdeni da Silva Reis
Quarto membro da banca: Kleber Aparecido da Silva
Quinto membro da banca: Hilda Simone Henriques Coelho
Resumo: Pesquisas sobre problemas e insucessos do ensino-aprendizagem de inglês em escolas regulares brasileiras têm sido recorrentes na literatura (COELHO, 2005; PAIVA, 1997; MOITA LOPES, 1996, BARCELOS, 1995; BARCELOS, 2007; MICCOLI 2010). Mas, como argumenta Barcelos (2011) “que outras histórias sobre aprendizagem de línguas podemos contar”? Narrativas sobre experiências incentivadoras, inspiradoras e que possibilitem o surgimento de outras experiências similares? Diante desses questionamentos, o presente estudo de caso buscou evidenciar experiências e práticas inspiradoras de professores e estudantes de inglês nesse contexto educacional para, assim como Arruda (2014) contribuir para a desconstrução da crença de que não se aprende inglês na escola pública. Para conhecer e refletir sobre os elementos que modularam tais experiências e práticas e de que maneira esses elementos interagiram resultando na emergência de experiências inspiradoras de aprendizagem, foram utilizados diferentes instrumentos de pesquisa, tais como, questionário de opinião, questionário e entrevistas com professores identificados como inspiradores por ex alunos, bem como notas de campo provenientes das observações de aulas desses professores. Os resultados das análises dos dados – realizadas de acordo com os procedimentos adotados por Lamb e Wedell (2013 a), Miccoli e Lima (2012) e Lieblich, Tuval-Mashiach e Zilber (1998) – revelaram a relação estreita professor-aluno como o principal elemento promotor de experiências inspiradoras de aprendizagem. Uma relação complexa, dinâmica, bidirecional, constituída em uma escala macro de tempo, por interações momento-a-momento e modulada por elementos de natureza atitudinal, comportamental, emocional, conceptual, cultural, pedagógica, cognitiva, social e contextual que ao interagirem entre si possibilitaram a emergência dessa relação. As implicações desse estudo apontam para a necessidade de repensar o papel das relações sociais, assim como das emoções nos cursos de formação de professores de línguas, a fim de que eles se tornem um lócus de desenvolvimento não apenas didático pedagógico para o professor, mas que possibilite a ele refletir sobre suas “inteligências sócio- emocionais (GKONOU; MERCER, 2017). Além disso, esse estudo aponta para a necessidade de proporcionar experiências significativas e inspiradoras para estudantes de inglês em escolas regulares – por meio da relação estreita professor-aluno – para que o paradigma da ineficiência da aprendizagem de inglês nesse contexto possa ser desconstruído.
Abstract: Research on problematic issues related to English teaching and learning in Brazilian regular schools have been recurrent in literature (COELHO, 2005; PAIVA, 1997; MOITA LOPES, 1996, BARCELOS, 1995; BARCELOS, 2007; MICCOLI 2010). However, according to Barcelos (2011) “what other narratives about language learning can we tell?” Narratives about motivating, inspiring experiences that allow the emergence of other similar experiences? Having this in mind, the current case study aimed at understanding inspiring experiences and practices of English teachers and students inside public school classrooms. With the purpose of knowing and reflecting about the elements that modulated inspiring learning experiences and practices, as well as the way these elements interacted resulting in the emergence of inspiring learning experiences, different research instruments were used such as a survey, with former students, questionnaire and interview with teachers nominated as inspiring by their former students and field notes from class observations. The findings from data analyses according the procedures adopted by Lamb e Wedell (2013 a), Miccoli and Lima (2012) and Lieblich, Tuval-Mashiach and Zilber (1998) – indicated the close teacher-student relationship as the key element which promotes inspiring learning experiences. A complex, dynamic and bidirectional relationship established in a macro scale of time, through moment-to-moment interactions and modulated by attitudinal, behavioral, emotional, conceptual, cultural, pedagogical, cognitive, social and contextual elements that interacted and enabled its emergence. The implications of the current study claims for the necessity of rethinking the role of social relationships, as well as of emotions in the language teacher education , so that it can be a locus of not only didactic-pedagogic development but also a locus where teachers are able to reflect over their “social emotional intelligences” (GKONOU; MERCER, 2017). In addition, this study claims for the necessity of investment in practices that promote meaningful and inspiring experiences to English students of Brazilian regular schools – through the close teacher student relationship – so that the inefficiency paradigm of English learning in this context can be deconstructed.
Assunto: Língua inglesa – Métodos de ensino – Falantes estrangeiros
Professores de inglês – Formação
Aprendizagem – Aspectos sociais
Ambiente de sala de aula
Práticas de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44445
Data do documento: 29-Mar-2019
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