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http://hdl.handle.net/1843/44497
Type: | Dissertação |
Title: | Produção de um aplicativo (Parasite Combat) para o ensino de parasitologia e sua validação no Colégio Militar de Belo Horizonte |
Authors: | Márcia Teles Filogonio |
First Advisor: | Ricardo Toshio Fujiwara |
First Co-advisor: | Agostinho Gonçalves Viana |
First Referee: | Natasha Delaqua Ricci |
Second Referee: | Hudson Alves Pinto |
Abstract: | A pesquisa teve como objetivo produzir e validar o aplicativo Parasite Combat no Colégio Militar de Belo Horizonte (CM-BH). Teve como objeto o ensino de Parasitologia, incrementado pela contribuição de um aplicativo, criado e desenvolvido com tal finalidade, para uso de discentes do referido Colégio. Foi questionado se o rendimento escolar dos alunos do CM-BH no estudo da Parasitologia foi superior em função da contribuição do aplicativo Parasite Combat, aferido através de uma prova objetiva de Parasitologia com valores de 0 a 10. Para tanto, a abordagem utilizada e predominante foi a quantitativa, sendo a pesquisa do tipo aplicada quanto a sua natureza e explicativa quanto aos seus objetivos. Já quanto aos procedimentos se deu na forma de pesquisa experimental e de campo. Teve como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado para avaliação do aplicativo pelos participantes. A análise dos dados utilizou-se de técnicas estatísticas, dentre elas descritivas, comparação de médias via teste t-student e correlação linear de Pearson. A pesquisa apresentou como resultados: o aplicativo Parasite Combat, foi produzido e desenvolvido, conforme planejado, atendendo às especificações requeridas para um aplicativo desta natureza e a sua validação ocorreu pela utilização de todos os participantes, seja do Grupo Experimental (uso antes da realização da prova de Parasitologia e, posteriormente, na avaliação dele) e do Grupo Controle (somente usado para avaliá-lo). Todos estudaram pelo livro-texto e apostila para a prova de Parasitologia. Conforme análise dos dados da pesquisa, concluiu-se que o Grupo Experimental obteve um rendimento superior ao do Grupo Controle, com diferença significativa (p<0,0001). Logo, o presente estudo demonstrou que a implementação de novas tecnologias, como o uso de aplicativos direcionados para o conhecimento específico, pode apresentar uma contribuição significativa para o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This research aimed to produce and validate the Parasite Combat application at Colégio Militar de Belo Horizonte (CM-BH). Its object was the teaching of Parasitology, enhanced by the contribution of a mobile app, created and developed for this purpose, for use by students of the aforementioned College. It was questioned whether the school performance of CM-BH students in the study of Parasitology was superior due to the contribution of the Parasite Combat application, measured through an objective test of Parasitology with values from 0 to 10. The predominant approach used in the current work was quantitative, being the research of the applied type regarding its nature and explanatory regarding its objectives. As for the procedures, it took the form of experimental and field research. A previous structured questionnaire designed to assess the implementation of specific knowledge was used as a data collection instrument. Data analysis used statistical techniques, including descriptive, comparison of means via Student's t-test and Pearson's linear correlation. The research presented as results: the Parasite Combat application was produced and developed, as planned, meeting the specifications required for an application of this nature and its validation took place through the use of all participants, either from the Experimental Group (use before the completion of the Parasitology test and, later, in its evaluation) and the Control Group (only used to evaluate it). All studied through the textbook and handout for the Parasitology test According to the analysis of the research data, it was concluded that the Experimental Group obtained a higher yield than the Control Group, with a significant difference (p<0,0001). So, the present study demonstrated that the implementation of new technologies, such as the use of mobile apps aimed at specific knowledge, can make a substantial contribution to the teaching-learning process. |
Subject: | Parasitologia Ensino Aplicativo Dispositivos móveis Validação de programas de computador |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Parasitologia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44497 |
Issue Date: | 24-Feb-2022 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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