Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44506
Tipo: Dissertação
Título: Entre contos e hipercontos: uma proposta de trabalho integrado para o desenvolvimento dos multiletramentos
Autor(es): Marcos Celírio Dos Santos
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Hércules Tolêdo Corrêa
Segundo membro da banca: Carla Viana Coscarelli
Terceiro membro da banca: Adriane Tersinha Sartori
Resumo: A preocupação em considerar as práticas de leitura e escrita que os alunos efetivam nos ambientes digitais guiou-me a uma pergunta central sobre que projeto de ensino deveria ser proposto a alunos do Ensino Fundamental, na perspectiva dos multiletramentos para ensinar gêneros escritos digitais e não digitais. Tal questão está relacionada com a constatação, feita por meio de observação em escolas em que trabalhei, de que é necessário um trabalho integrado com gêneros digitais e impressos, evitando-se a dicotomia digital x não digital, uma vez que os estudantes transitam entre esses textos naturalmente em suas práticas de leitura fora do ambiente escolar. Dessa forma, com o objetivo de apresentar um projeto de ensino de gêneros digitais e não digitais, visando ao desenvolvimento dos multiletramentos e da competência discursiva de trinta e dois alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, matriculados na Escola Municipal Virgílio de Melo Franco, no município de Contagem, Minas Gerais, desenvolvi uma proposta que procurou desenvolver habilidades de leitura e de escrita, através do trabalho com contos e hipercontos. A partir desse projeto, o que aqui se propõe é que tal trabalho seja integrado e que sejam utilizadas as novas tecnologias para ensinar a ler e a escrever melhor porque elas são usadas pelos alunos e são outro meio em que se lê e se escreve, ou seja, praticam-se os letramentos. Na implementação desse projeto de ensino, foram realizadas 12 oficinas, com atividades de leitura de contos e leitura e produção de hipercontos. Com base nos estudos de Coscarelli (2002, 2003, 2007), Ribeiro (2007) e Paiva (2013), parto do princípio de que não há habilidades diferentes para a leitura e escrita de textos digitais e não digitais. O que existe é uma ampliação dos usos da linguagem (PAIVA, 2013) que exige outras habilidades, como as de navegação que são próprias do ambiente digital. Para a produção de hipercontos, utilizei os princípios da escrita colaborativa, conforme taxonomia proposta por Lowry et al. (2004). A análise feita permite afirmar que, através dos trabalhos realizados nas oficinas, os alunos compreenderam: o gênero hiperconto como um gênero multissemiótico; a importância da escrita colaborativa e da consciência de grupo; a estrutura e os elementos da narrativa; a importância da utilização de outras linguagens para a construção desse gênero e a importância da inferência durante a leitura de um texto. A análise das produções textuais apontou que o trabalho integrado com contos e hipercontos (por ser este um gênero de natureza multissemiótica) contribui para o desenvolvimento dos multiletramentos. Durante a leitura de hipercontos, os alunos utilizaram todos os elementos do texto para a compreensão global e, durante a produção, utilizaram diversas linguagens e produtos culturais na constituição de um novo texto.
Abstract: The worry considering the reading and writing practices in which students do in digital environment, guided me to a central question about which teaching project should be proposed to students of Elementary Education, in the perspective of multiliteracies to teach digital and non-digital written genre. This question is related with the verification done through observation in schools where I worked. It is necessary an integrated work with digital and printed genre, avoiding the dichotomy digital X nondigital, once the students pass through these texts naturally in their reading practices out of the school environment. So, with the objective to present a teaching project of digital and non-digital genre, aiming the development of multiliteracies and the discursive ability of 32 students from the 8th grade of Elementary Education enrolled in the School Virgílio de Melo Franco in the town of Contagem, Minas Gerais, I developed a proposal that searched to progress the reading and writing abilities through the work with hyperfiction. From this moment on, it is proposed that this work could be integrated and new technologies could be used to teach reading and writing in a better way as the students already use them and they are a different mean in which they can read and write. They practice the multiliteracies. In the application of this project, 12 workshops were accomplished with reading activities of short stories and production of hyperfiction. Based in the studies of Coscarelli (2002, 2003, 2007), Ribeiro (2007) and Paiva (2013), I believe that there isn’t different abilities for reading and writing digital texts and non-digital texts. There is an increase of language practices (PAIVA, 2003) which demands other abilities, such as proper navigation for digital environment. To produce hyperfiction, I used the collaborative writing principles as taxonomy proposed by Lowry et al. (2004). The analysis allowed to affirm that through the works done in the workshops, the students understood: hyperfiction genre as a genre multi-semiologist; the importance of collaborative writing and the group consciousness, the structure and the narrative elements, the importance to use other languages to build this genre and the importance of inference during the reading of a text. The textual production analysis showed that the integrated work with short stories and hyperfiction (as this is a multisemiotic genre) contributes to development of multiliteracies. During the reading of hyperfiction, the students used all the elements from the text in order to have a global comprehension and, during the production they used several languages and cultural products to build a new text.
Assunto: Leitura - Ensino fundamental
Gêneros textuais
Escrita - Estudo e ensino
Colaboração online
Linguagem e cultura
Produção de textos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44506
Data do documento: 8-Jul-2015
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