Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Augusto Moreira De Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1159997305954577pt_BR
dc.creatorDulcinéia Lírio Caldeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062120049048189pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-24T13:30:32Z-
dc.date.available2022-08-24T13:30:32Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44507-
dc.description.abstractThis intervention project has as its main objective to develop the teaching of textual genre chronicle, with the support of data processing, wherein the selected chronicles present formal workers as protagonists. The project was applied along 2014 and 2015, in Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), municipal public school, for the students of 7th fundamental grade. Textual genre chronicle has been chosen because of its linguistic feature of presenting everyday facts with colloquial comments about them. On the other hand, the relationship between employers and workers, besides its relevance in human life, is still not properly valued among textual genre teaching activities. Labor relations, that were the theme for Geography (economy and marketing aspects) and History (history of work) disciplines in CEJM, are among the transversal themes of National Curriculum Guidelines. The present textual genre was studied from chronicles of Rubem Braga (“Luto da família Silva” and “O padeiro”), Lima Barreto (“A greve da Cantareira”) and Vinícius de Moraes (“Operários em construção”). The study was developped in the classrooms as well as in the computer lab, that offers microcomputers for the students, in the program of the federal government UCA – Um Computador por Aluno. This intervention project explored the intertextual relations with the website of the Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (www.sindmonmetal.com.br). After the intertextual and interdisciplinary study of this textual genre, the students were able to write their own texts illustrated and presented in an ebook to the school community and to the trade-union.pt_BR
dc.description.resumoEste projeto de intervenção tem como objetivo desenvolver o ensino do gênero textual crônica, a partir de crônicas que apresentam trabalhadores como personagens protagonistas e serão estudadas com auxílio da informática. O projeto foi aplicado em 2014 e 2015, no Centro Educacional de João Monlevade (CEJM), escola pública municipal, aos alunos de 7º ano do ensino fundamental. A escolha do gênero textual crônica deve-se a sua característica linguística de apresentar fatos quotidianos e comentários a respeito, muitas vezes de forma coloquial. Por outro lado, a temática das relações entre trabalhador e empregador, apesar de sua relevância na vida humana, ainda não ocupa o devido espaço nas atividades docentes quanto ao ensino dos gêneros textuais. As relações de trabalho, que também serão temática das disciplinas Geografia (aspectos geoeconômicos e mercadológicos que envolvem tais relações) e História (História do Trabalho) no CEJM, estão entre os temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O gênero textual em questão será estudado a partir de crônicas de Rubem Braga (“Luto da família Silva” e “O padeiro”), Lima Barreto (“A greve da Cantareira”) e Vinícius de Moraes (“Operários em construção”). O estudo foi desenvolvido em parte nas salas de aula e em parte no Laboratório de Informática, que disponibiliza microcomputadores para os alunos, dentro do programa federal UCA (Um Computador por Aluno). O projeto também explorou relações intertextuais das crônicas estudadas com o site do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (www.sindmonmetal.com.br). Após o estudo intertextual e interdisciplinar do gênero crônica, os alunos passaram à produção de suas próprias crônicas e textos de outros gêneros, que foram ilustradas e apresentadas em e-book à comunidade escolar e ao Sindicato dos Metalúrgicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectTrabalhadores personagenspt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCrônicas brasileiraspt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa - escritapt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.titleEnsino de crônicas, com trabalhadores personagens, auxiliado pela informáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCF - Final.pdf6.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.