Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44518
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Prevalência e caracterização de pessoas com estomias de eliminação em uma microrregião no norte de Minas Gerais
Autor(es): Elisangela Ribeiro Barros
Primeiro Orientador: Célia Maria de Oliveira
Resumo: OBJETIVOS: estimar a prevalência de pessoas com estoma de eliminação na microrregião do norte de Minas e caracterizar as pessoas com estomas de eliminação quanto aos aspectos sociodemográficos e clínicos. MÉTODO: trata se de um estudo descritivo, com abordagem epidemiológica. Participaram do estudo 27 pacientes com estomas de eliminação. Foi realizada análise estatística descritiva das variáveis estudadas. RESULTADOS: predominaram estomizados do sexo masculino, com média de idade de 59,1 anos, casados, alfabetizados e de baixa renda. A neoplasia foi a patologia mais predominante, comprometendo colo e reto, apresentando efluentes consistência pastosa, a maioria apresentava complicações, com a maior parte realizando o autocuidado. CONCLUSÃO: A prevalência de estomizados identificada foi coerente a alguns municípios da região oeste de Minas Gerais e encontra-se abaixo do estabelecido pela Associação Internacional de Ostomizados e Associação Brasileira de Ostomizados. Houve predominância de pessoas casadas, do sexo masculino, baixo grau de instrução e número significativo de analfabetos, renda de 1 a 2 salários mínimos. A colostomia foi o tipo de estomia de maior destaque. Esse estudo possibilitou obter informações que contribuirão para uma assistência de melhor qualidade a esses pacientes.
Assunto: Estomia
Estomas Cirúrgicos
Cuidados de Enfermagem
Perfil de Saúde
Dissertação acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44518
Data do documento: 8-Mar-2018
Aparece nas coleções:Especialização em Estratégia do Cuidar em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prevalência e Caracterização de Pessoas com Estomas de Eliminação em uma microrregião do norte de Minas.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.