Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44544
Type: Tese
Title: Transmídia e Webdiscurso: práticas enunciativo-discursivas em storytellings publicitários na web.
Other Titles: Transmedia and webdiscourse: enunciative-discursive practices in storytelling advertising on the Web.
Authors: Vivian Pinto Riolo
First Advisor: Ana Cristina Fricke Matte
metadata.dc.contributor.advisor2: Luciano Novaes Vidon
First Referee: Glaucia Muniz Proença Lara
Second Referee: Luciane de Paula
Third Referee: Helcira Maria Rodrigues de Lima
metadata.dc.contributor.referee4: Regina Souza Gomes
Abstract: Esta pesquisa discute as práticas enunciativo-discursivas presentes no discurso publicitário a partir do gênero storytelling em sua configuração transmídia. Com objetivos exploratórios e interpretativos, buscamos analisar publicidades brasileiras que são formuladas com o intuito de levar o auditório potencial a interagir na esfera digital e, portanto, que são destinadas a configurarem a complexa lógica discursiva da internet. Nesse sentido, verificamos como é concebido um enunciado nativo do ambiente digital, para o qual propomos a noção de webdiscursividade em sua configuração tecnodiscursiva, isto é, ele é formado pela sobreposição e pela correlação dialógica de enunciados outros na sua constituição. Nessa lógica discursiva, a interação é mobilizada por diversos fatores e, diante disso, demonstramos como o aspecto afetivo é convocado discursivamente para orientar a participação do auditório social. Destacamos, diante disso, como a confiança tem emergido nas publicidades atuais, em que narrativas de vida de mulheres são usadas como porta de entrada para a discussão de ideologias arraigadas em nossa sociedade. A filosofia do Círculo de Bakhtin e o aporte teórico-metodológico dialógico e dialético herdado de suas contribuições nos servem como ferramentas de análise para trazer luz às discussões sobre gêneros do discurso, dialogismo, alteridade, tom emotivo-volitivo, empatia, exotopia, cronotopo e verbivocovisualidade. Em diálogo com o pensamento bakhtiniano, as contribuições da semiótica discursiva, no que se referem às práticas enunciativas e a complexidade discursiva na internet, nos permitem elencar como os atores do discurso do projeto transmídia são valorados e esboçados na construção de simulacros que permeiam o imaginário social. Desse modo, a construção da enunciação, atravessada pela verbivocovisualidade, bem como a aspectualização, resultante desse processo, fomentam as discussões propostas sobre a afetividade no discurso. Considerando a perspectiva transmídia, nossas análises se sustentam em publicidades que são veiculadas em uma mídia de referência e que são introjetadas no site de rede social do Facebook, agregando a palavra do outro em sua constituição nas diferentes modalidades de interação (comentários, compartilhamentos, curtidas e posts). Nesse sentido, trabalhamos com o recorte de textos que se estabelecem em ato, isto é, em se fazendo no continuum das interações na rede, tomando como base o enunciado primário (vídeo publicitário) e os enunciados derivados que a plataforma da rede social valida. A análise do corpus permite demonstrar as diferentes formas como os afetos narrados potencializam a interação e levam o auditório social a agir ativamente em suas redes sociais, ora valorando positivamente a proposta publicitária e as histórias narradas ora problematizando a abordagem ideológica na condução das campanhas, constatando a relação entre a noção de transmídia e de webdiscurso. Embora as interações atribuam valor de caráter apreciativo ou depreciativo à marca, elas cumprem o propósito do projeto de dizer transmídia reverberando o discurso capitalista impregnado nas narrativas de vida expostas.
Abstract: This research discusses the enunciative-discursive practices present in the advertising discourse from the storytelling genre in its transmedia configuration. With exploratory and interpretative objectives, we seek to analyze brazilian advertisements that are formulated with the aim of leading the potential audience to interact in the digital sphere and, therefore, that are destined to configure the complex discursive logic of the internet. In this sense, we verify how a native utterance of the digital environment is conceived, for which we propose the notion of webdiscursivity in its technodiscursive configuration, that is, it is formed by the overlap and the dialogic correlation of other utterances in its constitution. In this discursive logic, interaction is mobilized by several factors and, in view of this, we demonstrate how the affective aspect is discursively summoned to guide the participation of the social audience. In view of this, we highlight how trust has emerged in current advertisements, in which women's life narratives are used as a gateway to the discussion of ideologies rooted in our society. The philosophy of the Bakhtin Circle and the dialogical and dialectical theoretical-methodological contribution inherited from its contributions serve as analysis tools to shed light on discussions about discourse genres, dialogism, alterity, emotional-volitional tone, empathy, exotopy, chronotope and verbivocovisuality. In dialogue with bakhtinian thought, the contributions of discursive semiotics, with regard to enunciative practices and discursive complexity on the internet, allow us to list how the actors of the transmedia project discourse are valued and outlined in the construction of simulacra that permeate the social imaginary. In this way, the construction of the enunciation, crossed by verbivocovisuality, as well as the aspectualization, resulting from this process, foster the proposed discussions about affectivity in discourse. Considering the transmedia perspective, our analyses are based on advertisements that are broadcast in a reference media and that are introjected into the Facebook social network site, adding the word of the other in its constitution in the different modalities of interaction (comments, shares, likes and posts). In this sense, we work with the clipping of texts that are established in act, that is, in the continuum of interactions in the network, based on the primary utterance (advertising video) and the derived utterances that the social network platform validates. The analysis of the corpus allows us to demonstrate the different ways in which the narrated affects enhance interaction and lead the social audience to actively act in their social networks, sometimes positively valuing the advertising proposal and the narrated stories, sometimes problematizing the ideological approach in the conduct of campaigns, noting the relationship between the notion of transmedia and webdiscourse. Although the interactions attribute value of an appreciative or derogatory character to the brand, they fulfill the purpose of the project to say transmedia, reverberating the capitalist discourse impregnated in the exposed life narratives.
Subject: Discurso publicitário
Gêneros discursivos
Arte de contar histórias
Comunicação
Redes sociais on-line
Enunciação
Discurso midiático
Semiótica
Narrativa (Retorica)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44544
Issue Date: 4-Jul-2022
metadata.dc.description.embargo: 4-Jul-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Transmídia e Webdiscurso_ práticas enunciativo-discursivas em storytellings publicitários na web_TESE_ Vivian Riolo.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2024-08-04
Tese7.84 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons