Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44552
Tipo: Dissertação
Título: A profissionalidade e a socialização entre docentes na escola: relatos de professoras
Autor(es): Ana Beatriz Siqueira Moraes
Primeiro Orientador: Cláudia Starling Bosco
Resumo: Este estudo foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional Educação e Docência, na Faculdade de Educação da UFMG, na linha de pesquisa Didática e Docência: Ensino, Avaliação e Profissionalidade. Ele foi realizado sob a perspectiva da pesquisa qualitativa e fundamentado na metodologia da pesquisa narrativa. Visou compreender como um grupo de professoras percebe a relação entre a construção da profissionalidade docente e as situações de socialização, formais e informais, com seus pares na escola, ao longo de suas trajetórias. A pesquisa contou com a participação de um grupo composto por nove professoras, que lecionavam em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte nos anos finais do ensino fundamental. O estudo do conceito de profissionalidade docente foi amparado, entre outros, em Ramalho, Núñez e Gauthier (2004), que compreendem que a profissionalidade docente se refere aos saberes, às competências e às atitudes do agir profissional. O conceito de socialização de professores foi baseado em Lacey (1977), que aborda a socialização como o desenvolvimento de comportamentos e perspectivas à medida que o indivíduo se confronta com diferentes situações sociais. A socialização na sua relação com os saberes docentes foi estudada conforme delineado por Tardif (2014) e Nóvoa (2017), em especial, respectivamente, a abordagem da proveniência social dos saberes docentes e o conceito de posição. A fundamentação da metodologia da pesquisa narrativa se deu em diálogo com Clandinin e Connelly (2015) e Suárez (2017b). O instrumento de pesquisa em campo tomou como inspiração a perspectiva teórico-metodológica da "Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas" de Suárez (2017b). Para o tratamento dos dados narrativos nos baseamos em Clandinin e Connelly (2015) e assim, nos dedicamos a realizar a transição dos “textos de campo” para os “textos de pesquisa”, utilizando também da “metodologia entrelaçada” proposta por eles. As conclusões indicam que as professoras entendem que as situações de socialização são potentes para a construção da profissionalidade docente, mas que no cotidiano educativo, no âmbito formal, existem obstáculos a essa concretização. Como parte da dissertação foi elaborado um Recurso Educacional. O Recurso é uma proposta de desenvolvimento de um projeto, que tem como cerne a confecção, pelos professores, de um caderno de registro de suas histórias escolares. Esta pesquisa se justifica por almejar contribuir para as percepções sobre a profissionalidade docente e, mais especificamente, por valorizar os saberes docentes e as possibilidades de aprendizado entre pares.
Abstract: This study was developed in the Professional Master's Program in Education and Teaching, at the Faculty of Education at UFMG, in the line of research on Didactics and Teaching: Teaching, Assessment and Professionality. It was carried out from the perspective of qualitative research and based on the methodology of narrative research. It aimed to understand how a group of teachers perceive the relationship between the construction of teaching professionality and socialization situations, formal and informal, with their peers at school, throughout their trajectories. The research had the participation of a group composed of nine teachers, who taught in a state school in the city of Belo Horizonte in the final years of elementary school. The study of the concept of teaching professionality was supported, among others, by Ramalho, Núñez and Gauthier (2004), who understand that teaching professionality refers to the knowledge, skills and attitudes of professional action. The concept of teacher socialization was based on Lacey (1977), who addresses socialization as the development of behaviors and perspectives as the individual is confronted with different social situations. Socialization in its relationship with teaching knowledge was studied as outlined by Tardif (2014) and Nóvoa (2017), in particular, respectively, the approach to the social provenance of teaching knowledge and the concept of position. The foundation of narrative research methodology took place in dialogue with Clandinin and Connelly (2015) and Suárez (2017b). The field research instrument was inspired by the theoreticalmethodological perspective of Suárez's "Narrative Documentation of Pedagogical Experiences" (2017b). For the treatment of narrative data, we followed Clandinin and Connelly (2015) and thus, we dedicated ourselves to carrying out the transition from “field texts” to “research texts”, also using the “interweaving approach” proposed by them. The conclusions indicate that teachers understand that socialization situations are powerful for the construction of teaching professionality, but that in the educational routine, in the formal sphere, there are obstacles to this achievement. As part of the dissertation, an Educational Resource was created. The Resource is a proposal for the development of a project, whose core is the preparation, by teachers, of a notebook to record their school stories. This research is justified because it aims to contribute to perceptions about teaching professionality and, more specifically, because it values teaching knowledge and the possibilities of learning among peers.
Assunto: Professores -- Formação
Professores -- Desenvolvimento profissional
Professores -- Aspectos sociais
Professores -- Narrativas pessoais
Ambiente escolar
Didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44552
Data do documento: 14-Dez-2021
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