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http://hdl.handle.net/1843/44580
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O papel dos núcleos de apoio à saúde da família no processo de educação permanente das equipes de saúde da família: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Fabrina Gizelle de Souza |
primer Tutor: | Fernanda Batista Oliveira Santos |
primer miembro del tribunal : | Fernanda Batista Oliveira Santos |
Segundo miembro del tribunal: | Marisa Antonini Ribeiro Bastos |
Resumen: | Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, NASF, foram criados em 2008 e têm como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Trabalham com a lógica do apoio Matricial onde ocorre o compartilhamento dos saberes específico dos diversos profissionais apoiadores com os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF), fazendo com esta equipe amplie seus conhecimentos e, com isso, aumente a resolutividade da própria atenção básica. Dentro das Ferramentas de Trabalho do NASF encontra-se a Educação Permanente que consiste na aprendizagem no trabalho onde o processo de educação dos profissionais acontece baseado na necessidade de saúde da população do seu território de atuação. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar o papel dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no processo de Educação Permanente das Equipes de Saúde da Família. Foi realizada uma busca na base de dados da BVS, sendo encontrada uma população de 95 trabalhos, sendo que destes, apenas 12 atendiam ao objetivo desta revisão. Verificou-se que as ações de Educação Permanentes ainda são escassas sendo que a compreensão dos profissionais do NASF e das ESFs sobre as ferramentas de trabalho do NASF, bem como a alta rotatividade dos profissionais são os maiores desafios para esta prática. Sugere-se a realização de estudos mais detalhados que analisem ações de Educação Permanente pela Equipe NASF junto as ESF, bem como o impacto destas ações na qualidade da assistência prestada. |
Asunto: | Saúde da Família Atenção Primária à Saúde Educação Continuada Aprendizagem Saúde da População |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44580 |
Fecha del documento: | 24-abr-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
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