Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44598
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee2Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.creatorLiliane Oliveira Palhares da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0810805273448110pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-25T20:31:49Z-
dc.date.available2022-08-25T20:31:49Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44598-
dc.description.abstractThis work is part of the field of teaching reading at a challenging time for teachers, considering remote teaching in times of pandemic. The research aimed to analyze relationships established between reading skills, presented essentials by the e-book Curriculum Paths and Learning Trails for the Municipal Education Network of Belo Horizonte in Times of Pandemic and that the teachers of reading developed the year of 2021. For this, a quantitative research was carried out, through the application of an electronic questionnaire, answered by teachers who work in the 1st cycle of Elementary School of the Municipal Education Network of Belo Horizonte. As a theoretical contribution, this study addressed the works of Kleiman (2016), Smith (1999) and Soares (2020). The results indicate that the surveyed teachers sought to provide relevant practices for students. It was noticed that the skills contained in the reading´s axis / practice of the e-book were somehow present in the practices of the researched teachers. However, these teachers consider that they were unable to reach most students in their reading teaching actions during the pandemic period.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho insere-se no campo do ensino da leitura em um momento desafiador para os(as) professores(as), tendo em vista o ensino remoto nos tempos de pandemia. A pesquisa teve como objetivo analisar as relações estabelecidas entre as habilidades de leitura, apresentadas pelo e-book Percursos Curriculares e Trilhas de Aprendizagens para a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em Tempos de Pandemia, e o ensino de leitura desenvolvido segundo os (as) professores (as) no ano de 2021. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio da aplicação de um questionário eletrônico, respondido por professores(as) que atuam no 1º ciclo do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. Como aporte teórico, o presente estudo abordou as obras de Kleiman (2016a), Smith (1999) e Soares (2020). Os resultados indicam que as professoras pesquisadas buscaram proporcionar práticas significativas para os(as) estudantes. Percebeu-se que as habilidades contidas no eixo/prática de leituras do e-book estavam, de alguma forma, presentes nas práticas das docentes pesquisadas. Contudo, essas professoras consideram que não conseguiram atingir a maior parte dos(as) estudantes em suas ações de ensino de leitura durante o período pandêmico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subject1º ciclo do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino Fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino Fundamental) – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.titlePráticas de ensino de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.