Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44605
Tipo: Tese
Título: A concepção socialista de universidade na etapa inicial da Revolução Cubana
Autor(es): Mario Mariano Ruiz Cardoso
Primeiro Orientador: Antonio Julio de Menezes Neto
Primeiro membro da banca : Pablo Luiz de Oliveira Lima
Segundo membro da banca: Geraldo Marcio Alves dos Santos
Terceiro membro da banca: Aline Faé Stocco
Quarto membro da banca: Luis Eduardo Acosta Acosta
Resumo: O presente texto traz os resultados da pesquisa que teve como foco a compreensão da concepção socialista de universidade que se consolidou na Revolução Cubana na década de 1960. O referencial teórico e metodológico da pesquisa é a Teoria Social de Marx, bem como a expressão da sua rica tradição, com especial destaque para o marxismo latino-americano. Os dados analisados têm caráter documental e bibliográfico, sendo que uma parte deles foram coletados em viagem de campo a Cuba no mês de fevereiro de 2019. De modo a explicitar o conteúdo político e pedagógico da concepção investigada, o texto apresenta os seguintes itens: 1) uma introdução em que são indicadas as dimensões gerais da pesquisa; 2) uma reflexão sobre conhecimento e emancipação em Marx; 3) as raízes da concepção aqui estudada, com destaque para a Reforma de Córdoba em 1918, as ideias sobre educação, universidade e socialismo em José Carlos Mariátegui e o pensamento e a vida política de Julio Antonio Mella no que tange a relação entre universidade e socialismo em Cuba na década de 1920; 4) As lutas estudantis em Cuba antes de 1959 e sua relação com as mobilizações da classe trabalhadora cubana contra o regime de Fulgêncio Batista; 5) O contexto de transformações educativas após 1959 e a Reforma Universitária de 1962 em Cuba já no seio da vitória da Revolução Cubana; 6) O pensamento de Ernesto Che Guevara sobre universidade e socialismo; 7) As ideias de Fidel Castro sobre educação e universidade na transição socialista em Cuba na década de 1960. O conjunto de resultados obtidos apontam para a consolidação de uma concepção socialista de universidade na década de 1960 na Revolução Cubana, que deve ser compreendida na sua relação com a totalidade do processo revolucionário em curso naquele período. Essa concepção apontou para a incorporação das massas trabalhadoras ao conjunto de conquistas sociais, dentre elas a educação superior, a centralidade da teoria revolucionária marxista e sua tradição para a formação universitária, a importância do protagonismo do movimento estudantil nos novos rumos da universidade, a articulação entre formação técnico-científica e formação revolucionária, o foco na socialização, produção de conhecimento e formação de profissionais para atender as necessidades da revolução e da transição socialista iniciada.
Abstract: This text brings the results of the research focused on understanding the socialist concept of university that was consolidated in the Cuban Revolution in the 1960s. The theoretical and methodological framework of the research is Marx's Social Theory, as well as the expression of his rich tradition, with special emphasis on Latin American Marxism. The analyzed data are documental and bibliographical, and part of them were collected on a visit to Cuba in February 2019. In order to clarify the political and pedagogical content of the investigated conception, the text presents the following items: 1) an introduction indicating the general dimensions of the research; 2) the Marx thought on knowledge and emancipation; 3) the roots of the conception studied here, with emphasis on the 1918 Cordoba Reform, the José Carlos Mariátegui ideas about education, university and socialism and the Julio Antonio Mella thought and political life regarding the relationship between university and socialism in Cuba in the 1920s; 4) Student struggles in Cuba before 1959 and their relationship with the Cuban working class mobilizations against the Fulgencio Batista regime; 5) The context of educational transformations after 1959 and the 1962 University Reform in Cuba already in the heart of the victory of the Cuban Revolution; 6) Ernesto Che Guevara's thoughts on university and socialism; 7) Fidel Castro's ideas on education and university in the socialist transition in Cuba in the 1960s. The set of results obtained point to the consolidation of a socialist conception of university in the 1960s in the Cuban Revolution, which must be understood in its relationship with the totality of the revolutionary process underway in that period. This conception pointed to the incorporation of the working masses to the set of social achievements, among them higher education, the centrality of revolutionary Marxist theory and its tradition for university education, the importance of the student movement's leading role in the university's new directions, the articulation between technical-scientific education and revolutionary education, the focus on socialization, knowledge production and formation of professionals to meet the needs of the revolution and the socialist transition initiated.
Assunto: Guevara, Ernesto, 1928-1967
Castro, Fidel, 1927-2016
Educação
Educação - História - Cuba
Ensino superior - Relações raciais - Cuba
Cuba - Ensino superior
Socialismo - Cuba
Reforma universitária - Cuba
Cuba - Educação
Cuba - História - Revolução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44605
Data do documento: 24-Fev-2022
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