Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44609
Tipo: Dissertação
Título: Avaliando formação de conceito em treinos de múltiplos exemplares com acordes musicais
Autor(es): Átila Moreira Cedro
Primeiro Orientador: Edson Massayuki Huziwara
Primeiro membro da banca : Viviane Verdu Rico
Segundo membro da banca: Júlio César Coelho de Rose
Terceiro membro da banca: Carmen Elvira Flores Mendoza Prado
Resumo: A avaliação de um procedimento de ensino baseado no Treino com Múltiplos Exemplares (TME) para estabelecer relações condicionais entre acordes musicais e palavras impressas foi o primeiro objetivo do presente experimento. Além disso, testes de generalização foram realizados para avaliar processos de abstração relacionados a diferentes tipos de acordes musicais (i.e., acordes maiores, menores, consonantes e dissonantes). Quarenta estudantes universitários foram igualmente divididos em dois grupos. O Grupo 1 foi ensinado a relacionar acordes maiores e menores, compostos por diferentes notas, com as palavras impressas "MAIOR" e "MENOR". O Grupo 2, por sua vez, foi ensinado a relacionar acordes consonantes e dissonantes, também compostos por notas diferentes, com as palavras impressas "CONSONANTE" e "DISSONANTE". Testes de generalização foram inseridos entre cada fase de ensino. Cinco participantes do Grupo 1 e sete participantes do Grupo 2 alcançaram os critérios de aprendizagem para todas as fases de ensino e alguns deles obtiveram 100% de escolhas corretas nos testes de generalização. Por meio de testes estatísticos (T-Test), foi possível observar que a média das respostas corretas no último teste de generalização foi maior quando comparada à média das respostas corretas no pré-teste para participantes em ambos os grupos. Em termos gerais, nossos resultados sugerem que o procedimento de TME foi capaz de estabelecer relações condicionais entre acordes musicais e palavras impressas. Além disso, processos de abstração foram observados por meio da análise dos resultados nos testes de generalização.
Abstract: Evaluating a teaching procedure based on Multiple Exemplar Training (MET) to establish conditional relations between musical chords and printed words was the first aim in this experiment. In addition, generalization tests were given to participants to evaluate abstraction processes related to different kinds of musical chords (i.e., major, minor, consonant and dissonant chords). Forty college students were equally divided into two groups. Group 1 has been taught about conditional relations between major and minor chords composed by different notes and the printed words "MAIOR" and "MENOR". Group 2, in turn, has been taught about conditional relations between consonant and dissonant chords also composed by different notes and the printed words “CONSONANTE” and “DISSONANTE”. Generalization tests were inserted between each training phase. Five participants from Group 1 and seven participants from Group 2 achieved the learning criteria for all training phases and some of them achieved 100% of correct choices in the generalization tests. By means of statistical tests (T-Test), it was possible to observe that the average of the correct answers in the last generalization test was higher when compared to the average of the correct answers in the Pre-test for participants in both groups. In general terms, our findings suggest that the MET procedure was able to establish conditional relations between musical chords and printed words. Moreover, abstraction processes were observed through the results in the generalization tests.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44609
Data do documento: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta_cedro_final_publicar-2509.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons