Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44629
Type: Dissertação
Title: “Tudo que nóis tem é nóis”: continuidades históricas do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras nas resistências coletivas ao epistemicídio na UFMG
Authors: Karina Pereira dos Santos
First Advisor: Lisandra Espíndula Moreira
First Referee: Yone Maria Gonzaga
Second Referee: Rodrigo Ednilson de Jesus
Third Referee: Paula Rita Bacellar Gonzaga
Abstract: A história da universidade pública tem sido marcada pelo surgimento de coletivos negros e antiepistemicídio. Além da legislação que institui as ações afirmativas, o Movimento Negro (MN) e o Movimento de Mulheres Negras (MMN) brasileiros abriram caminhos para as lutas antirracistas que vivemos na educação. A pesquisa aqui apresentada buscou compreender como coletivos, grupos e o Movimento Negro UFMG constroem resistência ao epistemicídio na universidade, contribuindo para a ocupação de negras(os) como sujeitos de conhecimento nesse espaço. Foram objetivos específicos da pesquisa: a) compreender como as coletividades negras e antiepistemicídio dialogam e tensionam as epistemologias presentes na universidade; b) identificar como percebem e atuam sobre as políticas de ação afirmativa na UFMG; c) analisar a possível correlação entre movimentos de resistência ao epistemicídio e a permanência de estudantes negras(os); e d) identificar e discutir como suas práticas articulam epistemologias afrobrasileiras, no que se refere à ancestralidade, memória, corporeidade e trajetórias de vida. O percurso metodológico foi composto por acompanhamento e participação presencial e virtual nas ações coletivas dos sujeitos pesquisados, com adoção de um caderno de etnografia-escrevivência. Observações, experiências e afetos da pesquisadora integram o texto. Foram realizadas também seis entrevistas coletivas e uma individual com integrantes de coletividades negras e antiepistemicídio; entre elas, cinco coletivos, um grupo de pesquisa e extensão, e o Movimento Negro UFMG. Os diálogos teóricos foram tecidos de forma interdisciplinar com referenciais do feminismo negro e decolonial, das psicologias críticas do racismo, de estudos no campo da educação, e da produção de intelectuais negras(os) brasileiras(os) cujo pensamento constitui-se articulado ao MN e ao MMN. Como achados da pesquisa, destacamos que as coletividades negras e antiepistemicídio na UFMG têm construído estratégias e táticas para tensionar as lacunas dos currículos por meio de articulações com departamentos e colegiados, indicando que a ausência de autoras(es) negras e indígenas compromete a formação científica de modo geral, afetando não somente as pessoas negras. Quanto às ações afirmativas, além do estranhamento de que na composição das turmas persiste a presença majoritária de não negras(os), questionam a ocupação indevida das vagas reservadas e a insuficiência de políticas institucionais para a permanência. São assustadores o volume e a intensidade de relatos de violências racistas vividas na universidade. Diante e apesar delas, coletivos, grupos e MN UFMG agenciam práticas diversas, entre elas, encontros, seminários, leituras e debates, como também aquilombamentos afetivos e festas-frestas afirmativas das epistemologias pretas. Tais práticas impulsionam as condições de possibilidade para a permanência na universidade como um lugar de direito.
Abstract: The history of the public university has been marked by the emergence of black and anti-epistemicide collectives. In addition to the legislation that institutes affirmative action, the Black Movement (MN) and the Black Women's Movement (MMN) in Brazil have opened paths for the anti-racist struggles that we live in education. The research presented here sought to understand how collectives, groups and the Black Movement UFMG build resistance to epistemicide at the university, contributing to the occupation of black people as subjects of knowledge in this space. The specific objectives of the research were: a) to understand how black collectivities and anti-epistemicide dialogue and tension the epistemologies present in the university; b) identify how they perceive and act on affirmative action policies at UFMG; c) analyze the possible correlation between resistance movements to epistemicide and the permanence of black students; and d) identify and discuss how their practices articulate Afro-Brazilian epistemologies, with regard to ancestry, memory, corporeality and life trajectories. The methodological path consisted of monitoring and in-person and virtual participation in the collective actions of the researched subjects, with the adoption of an ethnography-writing notebook. The researcher's observations, experiences and affections are part of the text. Six collective interviews and one individual were also carried out with members of black and anti-epistemicide communities, including five collectives, a research and extension group, and the Black Movement UFMG. Theoretical dialogues were woven in an interdisciplinary way with references from black and decolonial feminism, from critical psychologies of racism, from studies in the field of education, and from the production of black Brazilian intellectuals whose thought is articulated with the MN and to MMN. As research findings, we highlight that black and anti-epistemicide communities at UFMG have built strategies and tactics to tension the gaps in the curricula through articulations with departments and collegiate bodies, indicating that the absence of black and indigenous authors compromises scientific training generally, not only affecting black people. As for affirmative actions, in addition to the strangeness of the majority presence of non-black people in the composition of the groups, they question the undue occupation of reserved spaces and the insufficiency of institutional policies for permanence. The volume and intensity of reports of racist violence experienced at the university are frightening. Faced with and despite them, collectives, groups and MN UFMG organize various practices, including meetings, seminars, readings and debates, as well as affective events and affirmative parties of black epistemologies. Such practices boost the conditions of possibility for staying at the university as a place of law.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44629
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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