Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44631
Tipo: Tese
Título: Leitura psicanalítica da relação entre fracasso escolar e educação especial por meio de estudos clínico-pedagógicos de crianças e adolescentes diagnosticados devido a impasses na alfabetização
Autor(es): Luciana Renata Moreira Fonseca
Primeiro Orientador: Ana Lydia Bezerra Santiago
Resumo: Esta tese refere-se a uma pesquisa/intervenção de orientação psicanalítica junto a alunos que apresentam impasses na alfabetização e possuem um diagnóstico que os classifica como público da Educação Especial. O trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre os possíveis fenômenos que interferem no processo de ensino-aprendizagem e podem contribuir para produzir entraves em tal processo. A pesquisa teve, como referencial teórico, a educação e a psicanálise, abordando os temas “fracasso escolar: patologização e medicalização dos problemas escolares”, “inclusão educacional” e “possibilidades de articulação entre educação e psicanálise”. Para isso, buscou-se conhecer os resultados alcançados pelas escolas de Itabira (MG) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e nas provas do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Itabira (Saemi), ambos de 2017. Desse modo, foi feito um mapeamento dos alunos com diagnóstico da Educação Especial inseridos nessasinstituições no período de 2015 a 2019 e observado a forma como esses diagnósticos têm sido realizados. Assim, entrevistou-se um psiquiatra, um neurologista e uma psicóloga para entender os critérios considerados e os referenciais teóricos utilizados para a definição de alguns diagnósticos. Realizou-se também um estudo de caso com dois alunos: um com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e outro de Deficiência intelectual, frequentando o ensino regular. Utilizando o estudo de caso, do Diagnóstico Clínico-pedagógico, das Entrevistas Clínicas de Orientação Psicanalítica e das intervenções pedagógicas, foi possível resgatar a trajetória escolar de tais alunos, identificar quais eram seus entraves acadêmicos, localizar se eram de ordem conceitual-pedagógica ou clínica e intervir de forma a auxiliá-los na superação de tais dificuldades escolares. As intervenções nos permitiram aprender com os alunos acerca da relação entre seus impasses acadêmicos, o impacto da nomeação de seu diagnóstico e a sua subjetividade. A hipótese formulada é de que as práticas pedagógicas utilizadas com alunos que apresentam impasses na alfabetização falham quando, além de não levarem em conta a subjetividade do aluno, são atravessadas pelo impacto que a nomeação de um diagnóstico pode causar tanto nos professores, quanto nos próprios alunos.
Assunto: Educação especial
Psicanálise e educação
Fracasso escolar
Alfabetização
Distúrbios da aprendizagem -- Diagnóstico
Subjetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44631
Data do documento: 15-Fev-2022
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