Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44656
Type: Monografia (especialização)
Title: A utilização da educação permanente na estratégia saúde da família: revisão integrativa da literatura
Authors: Hellen Ariane Ribeiro
First Advisor: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
First Referee: Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
Second Referee: Flavia Falci Ercole
Abstract: O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo promover ações para asseguras direitos sociais garantidos em lei e ofertar serviços públicos de saúde à população brasileira. Acontece que o modelo tradicional de serviço de saúde centrado na doença passou a não atender as necessidades da população. A fim de substituir o modelo de atenção à saúde tradicional, criou-se em 1994 um novo modelo de atenção primaria, denominado Estratégia Saúde da Família (ESF). Estudos apontam que a educação permanente nos serviços de saúde tem resultados significativos devido à troca de experiência entre os atores envolvidos e por sua aplicabilidade no processo de trabalho. Partindo-se da importância da educação permanente para o processo de trabalho, este estudo objetiva investigar qual a importância da educação permanente para a equipe de ESF, a fim de elucidar seus principais aspectos identificando na literatura se estratégias com educação permanente estão sendo utilizadas na estratégia saúde da família e os resultados alcançados com a implantação nos serviços de saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A população foi selecionada utilizando-se os recursos de metapesquisa oferecidos pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram selecionados 06 artigos, sendo a maior parte (5-83,3%) localizada na base SCIELO. Todos foram publicados no idioma português, sendo o Brasil, o país de publicação e não houve predominância de nenhum periódico específico. Os resultados deste estudo mostraram que a troca de informações entre educador e educando, a valorização do profissional, seu conhecimento prévio, metodologias de ensino diferenciadas com destaque para a problematização e a reflexão da prática diária como estratégias de educação permanente possibilitaram um maior aproveitamento e despertaram o interesse dos profissionais em refletir e repensar o processo de trabalho junto aos usuários do SUS.
Abstract: The Unified Health System (UHS) aims to promote actions to ensure social rights guaranteed by law and offer public health services to the population. It turns out that the traditional model of health service focused on disease has not meet the population's needs. In order to replace the traditional attention to the health model, created in 1994 a new model of primary care, called the Family Health Strategy (FHS). Studies show that continuing education in health services has significant results because of exchange of experience between the actors involved and their applicability in the work process. Starting from the importance of continuing education for the working process, this study aims to investigate the importance of continuing education for the staff of the ESF, in order to elucidate its main aspects identified in the literature with lifelong learning strategies are being used in the strategy family health and the results achieved with the implementation in health services. It is an integrative literature. The sample was selected using the metasearch capabilities offered by Virtual Health Library (VHL). 06 articles were selected, most of which (5 to 83.3%) located in SCIELO base. All were published in the Portuguese language, with Brazil, the country of publication and no predominance of any specific journal. The results of this study showed that the exchange of information between educator and student, appreciation of the professional, their prior knowledge, teaching methodologies differentiated highlighting the questioning and reflection of daily practice as lifelong learning strategies have enabled better use and aroused the interest of professionals to reflect and rethink the process of work with the UHS users.
Subject: Educação em Saúde
Estratégias de Saúde Nacionais
Atenção Primária à Saúde
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44656
Issue Date: 18-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Hellen Ariane Ribeiro.pdf494.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.