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http://hdl.handle.net/1843/44661
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gato preto: denegrindo o ensino de linguagens em uma escola do sistema prisional |
Autor(es): | Pedro Henrique Souza da Silva |
Primeiro Orientador: | Analise de Jesus da Silva |
Primeiro membro da banca : | Adélcio de Souza Cruz |
Segundo membro da banca: | Elionaldo Fernandes Julião |
Terceiro membro da banca: | Walter Ernesto Ude Marques |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos nos estabelecimentos penais é preocupação e foco deste trabalho, que realiza análises a partir das reflexões sobre as práticas em cela-de-aula, vivenciadas na Escola Estadual Herbert José de Souza, alojada em duas unidades penais de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte, são estas o Presídio de Vespasiano (PREVESP) e o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade (CRGPL). O trabalho busca defender a importância do estímulo da adoção de aulas de Língua Portuguesa em uma perspectiva decolonial e afrocentrada em contextos de privação de liberdade. Tal proposta visa fazer com que os Educandos e as Educandas se reconhecessem no conteúdo estudado, de maneira que pudessem perceber, no encontro do que foi trabalhado com suas realidades, ferramentas para superar a condição social a que estão expostos e expostas. Para atender a esse objetivo realizei a pesquisa de campo, na ocasião entrevistei dezesseis educandas do PREVESP, foram feitas perguntas a respeito da trajetória escolar dessas mulheres, dos significados atribuídos ao ensino de Língua Portuguesa a que tiveram acesso, das questões étnico-raciais, fiz-lhes indagações sobre as nossas práticas em cela-de-aula, por fim perguntei a elas sobre a relação Educador(a) e Educando(a); os dados coletados evidenciaram a potência da perspectiva de ensino defendida. Por fim, é apresentado como recurso educativo a Antologia intitulada “Ninguém põe algemas nos pulsos do pensamento: a escrita literária de Educandos e Educandas da EJA em contexto prisional”, composta por diversos gêneros textuais produzidos pelos educandos, mas também educandas. Ao final desses textos, são apresentados um glossário, que visa registrar parte da variante linguística utilizada nesse contexto, bem como a sugestão de três sequências didáticas para que o educador utilize o material em suas vivências com os educandos e educandas. |
Abstract: | The Education of Youth and Adults in penal establishments is a concern and focus of this work, which conducts analyzes based on reflections on practices of classroom in cell, experienced at the Herbert José de Souza State School, housed in two penal units from Vespasiano, in the Belo Horizonte metropolitan area: Vespasian Prison (PREVESP) and the Reference Center for the Pregnant Women Deprived of Liberty (CRGPL). I defend the importance of stimulating the adoption of Portuguese language classes in a decolonial and Afrocentric perspective in these contexts of deprivation of liberty. This proposal aims to make students recognize themselves in the studied content, so that they could perceive, in the convergence of what has been learned and their realities, tools to overcome the social condition to which they are exposed. To achieve this goal, I carried out field research, on the occasion I interviewed sixteen students from PREVESP, on the occasion I interviewed sixteen students from PREVESP, whose questions were about the school trajectory of these women; the meanings they attributed to the teaching of the Portuguese language to which they had access; and the ethnic-racial identity. I also asked them about our classroom practices, so, finally, I asked them about the relationship between Educator and students. The data collected shows the potency of the teaching perspective that I defend. Finally, I present the anthology entitled “Ninguém põe algemas nos pulsos do pensamento: a escrita literária de Educandos e Educandas da EJA em contexto prisional” [Nobody puts handcuffs on the wrists of thought: the literary writing of EJA students and students in a prison context]. This collection is composed of differents textual genres, chosen by male and female students. At the end of this work, there are a glossary, wich aims to register some of the linguistic variant used in this context, and three "didactic sequences" directed to educators who may use this material in his classes with students in resembling situation. |
Assunto: | Educação Prisioneiros - Educação Prisões - Educação Prisões - Escolas Educação de adultos Afrocentrismo Língua portuguesa - Estudo e ensino Descolonização - Aspectos educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44661 |
Data do documento: | 2-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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