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http://hdl.handle.net/1843/44666
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Uso de folhetos informativos na orientação farmacêutica ao idoso: revisão integrativa |
Authors: | Marta Aparecida Goulart |
First Advisor: | Selme Silqueira de Matos |
First Referee: | Selme Silqueira de Matos |
Second Referee: | Isabela Silva Cancio Velloso |
Abstract: | Introdução: A assistência à saúde de qualidade é um direito do indivíduo. Os serviços de saúde devem oferecer uma atenção efetiva, eficiente, segura e que satisfaça o paciente em todo o processo. Folhetos explicativos podem ser utilizados informando como proceder no momento da alta, na farmácia e domicílio. A família e o cuidador devem ser orientados sobre administração de medicamentos para auxiliarem ao paciente se necessário. Objetivo: Uma vez que as consequências das possíveis falhas, nos sistemas de saúde, podem trazer impacto negativo para os pacientes, suas famílias, para as organizações e sociedades, propôs-se analisar a produção científica, nos últimos dez anos, a respeito das evidências de utilização de folhetos informativos na orientação farmacêutica ao idoso como estratégia de educação em saúde e assistência segura. Método: Definiu-se como método a revisão integrativa no período de 2005/2015. As bases de dados selecionadas foram Lilacs (Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde), Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Resultado: Atenderam aos critérios de seleção 51 artigos. Observou-se que o paciente e seus familiares devem ser educados pela equipe de saúde, no sentido de diminuir os erros verificados durante o tratamento. A terapia medicamentosa tem como objetivo produzir um resultado que contribua para a qualidade de vida do paciente. Considerações finais: Estratégias educativas como folhetos informativos podem estimular os pacientes a serem parceiros do seu tratamento para prevenir erros de medicação. Destaca-se a necessidade de pesquisas com maior nível de classificação das evidências científicas. |
Abstract: | Introduction: Health care quality is an individual right. Health services should provide an effective, efficient, safe and meets the patient throughout the process. Leaflets can be used stating how to proceed at discharge, pharmacy and home. Families and caregivers should be instructed about administering medications to assist the patient if necessary. Objective: Since the consequences of possible failures in health systems can bring negative impact for patients, their families, organizations and societies, it was proposed to analyze the scientific production in the last ten years about the evidence the use of information leaflets in the pharmaceutical guidance to the elderly as education strategy in health and safe care. Method: We defined the method integrative review from 2005/2015. The databases were selected Lilacs (Latin American Literature in Health Sciences), MEDLINE ((Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) and SciELO (Scientific Electronic Library Online). Result: They attended the selection criteria 51 articles. It was observed that the patients and their families should be educated by the health team, in order to reduce the errors found during treatment. Medication therapy aims to produce an outcome that contributes to the quality of life of the patient. Final considerations: Educational strategies such as leaflets can encourage patients to be partners in their treatment to prevent medication errors. It highlights the need for research more rating level of scientific evidence. |
Subject: | Saúde do idoso Idoso Assistência Farmacêutica Educação em saúde Folhetos Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44666 |
Issue Date: | 26-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD |
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