Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fernando Martins de Castro Chaibpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988pt_BR
dc.contributor.referee1Jorge Luis Sacramento de Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Ângelo Nonato Natale Cardosopt_BR
dc.contributor.referee3Fernando de Oliveira Rochapt_BR
dc.creatorÉrica Pereira de Sápt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319487273487220pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-29T16:44:54Z-
dc.date.available2022-08-29T16:44:54Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44667-
dc.description.abstractMultiple percussion playing is of significant importance in the percussion world and has grown in relevance in the scope of instrumental music. By constantly putting in action the autonomy of the limbs in face of the recurring presence of polyrhythmic elements, the practice of multi percussion performance awakens a significant technical progress, as well as stimulates creativeness in finding solutions to problems regarding the spatial arrangement of instruments and also assists in the performer's gestural development. Consequently, it contributes to a better artistic and musical performance of the percussionist. However, in the sphere of percussive concert music, from a bibliographical research standpoint, a lack of repertoire regarding popular Brazilian music for multiple percussion is identified. When it comes to solo works, the shortage is even greater. Another unsettling aspect that could be perceived in the solo percussion repertoire, in general, is the lack of songs and/or musical elements with roots in Brazilian Afro religious culture. Based on these findings, the present work seeks to contribute to what we consider to be a gap in the multiple percussion solo repertoire by developing two arrangements of the popular songs Cordeiro de Nanã (1977) and Lamento às Águas (1977)/Na Beira do Mar (1973) by Mateus Aleluia and Dadinho, members of a group called Os Tincoãs - which is one of the pioneer groups in dealing with approaches to the African social-cultural legacy in Brazilian music.pt_BR
dc.description.resumoModalidade substancial no universo percussivo, a percussão múltipla vem progressivamente ampliando sua relevância no âmbito da música instrumental. Por atuar constantemente com a autonomia dos membros pela recorrente presença de elementos polirrítmicos, o exercício da prática multi-percussiva faz despertar um progresso expressivo técnico, bem como estimula o criativo no encontro de soluções para questões da disposição espacial dos instrumentos e auxilia no desenvolvimento gestual do performer. Com isso, contribui para uma melhor atuação artístico-musical do percussionista. Contudo, na esfera da música percussiva de concerto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, notou-se uma carência de repertório no que diz respeito a arranjos de músicas brasileiras de cunho popular para essa formação. Em se tratando de obras solo, a carência é ainda maior. Outro aspecto inquietante que pudemos perceber no repertório solo percussivo, de modo geral, foi o carecimento de músicas e/ou elementos musicais com raízes na cultura afro-religiosa brasileira. Partindo dessas constatações, o presente trabalho busca contribuir para o que consideramos ser uma lacuna no repertório destinado à percussão múltipla solo ao desenvolver dois arranjos das canções populares Cordeiro de Nanã (1977) e Lamento às Águas (1977)/Na beira do Mar (1973) de Mateus Aleluia e Dadinho, integrantes do grupo Os Tincoãs. Grupo vanguarda em se tratando de abordagens do legado sociocultural africano na música brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectPercussão múltipla solopt_BR
dc.subjectArranjos para percussãopt_BR
dc.subjectToques afro-religiosospt_BR
dc.subjectPolirritmiapt_BR
dc.subjectOs Tincoãspt_BR
dc.subject.otherPercussão (Música)pt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.otherNegros - Canções e músicapt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherArranjo (Música)pt_BR
dc.titleArranjos de três canções do grupo Os Tincoãs: a polirritmia a partir da utilização de elementos rítmicos afro-religiosos no contexto da percussão múltipla solopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÉRICA PEREIRA DE SÁ-Dissertação - 25.08.pdf8.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons