Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44680
Type: Tese
Title: Leitura em ação com professores de língua inglesa na formação continuada
Authors: Jackson Santos Vitória de Almeida
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Co-advisor: Ricardo Carvalho de Figueiredo
First Referee: Liberia Rodrigues Neves
Second Referee: Gisele Fernandes Loures
Third Referee: Vanderlice dos Santos Andrade Sól
metadata.dc.contributor.referee4: Leina Claudia Viana Jucá
Abstract: A presente tese constitui um estudo sobre a presença da leitura em língua inglesa integral de textos dramatúrgicos no espaço de formação continuada do ensino de línguas, como uma possibilidade de aproximação do docente com o universo literário e aprimoramento no seu trabalho de mediação envolvendo o corpo e o texto. Compreendemos o espaço de formação continuada para além do eixo linguístico e metodológico, contemplando, também, a subjetividade, de modo que seu principal propósito seja permitir que os professores inscrevam aí a sua singularidade no processo de ensino-aprendizagem. É importante ressaltar que, para que isso aconteça, os professores precisam desejar ler o texto selecionado, vivenciá-lo e desvendar o próprio repertório corporal. O objetivo geral da pesquisa foi desenvolver e aplicar uma prática metodológica denominada Leitura em Ação e investigar seus possíveis efeitos, por meio da Composição da Performance Individual e de Jogos de Leitura em Ação em língua inglesa em ciclos de mediação de leitura. Formulou-se a seguinte questão: como cada docente lida com o ensino de leitura? O presente estudo tem caráter transdisciplinar no entrelaçamento de saberes da Psicanálise Freudolacaniana e da Pedagogia do Teatro tomados no campo da Linguística Aplicada no processo de construção de uma metodologia de trabalho que possibilite aos professores experimentar outras formas de vivenciar a leitura. O trabalho foi realizado na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Foram desenvolvidos três ciclos de leitura em mediação inglesa com a participação de sete professores mediadores como parte das atividades regulares de um projeto de extensão de formação continuada denominado Continuação Colaborativa (ConCol). A formação do corpus desta pesquisa foi registrada no Diário de Percurso (DP), que contém o registro da leitura dos acontecimentos (RLA), transcrição de registros de áudio de entrevistas e conversações, e-mails, mensagens em rede social, imagens e vídeos, roteiros de mediação e escritas reflexivas para a construção e análises dos casos. Foi possível perceber o impacto dessa experiência imersiva no reposicionamento dos professores mediadores participantes, frente ao desejo de ler e na busca por uma mediação literária que atravessasse o corpo do leitor e pudesse tocar sua subjetividade. A oportunidade de inserir a proposta da Leitura em Ação no espaço de formação continuada pode contribuir para mais aproximação do professor de língua adicional com a experiência literária no processo de imersão e na descoberta de novas estratégias didáticas no auxílio à mediação literária.
Abstract: This research studies the presence of full reading of dramaturgical texts in English in the space of continuing education in the area of FLT (Foreign Language Teaching). It aims the possibility of approaching the FL teacher to the literary universe as to improve the work of mediation involving both one’s body and the text. We understand the space of continuing education going beyond the linguistic and methodological axis, also considering one’s subjectivity in a way that it allows the teacher to embody their singularity in the teaching and learning process. It is important to emphasize that for this to happen, teachers need to read the selected text, experience it and unveil their own body repertoire. The general objective of the study is to develop, apply and investigate possible effects of this activity named Reading in Action, which comprises Composition of Individual Performance and Reading Games in Action using the English Language developed in cycles of reading mediation. The question asked: how each teacher deals with the teaching of reading. This study has a transdisciplinary character as it intertwines Freudo-lacanian Psychoanalysis with the Theater Pedagogy within the field of Applied Linguistics for the process of constructing a work methodology that allows teachers to experience other practices of reading. This work has been carried out at Faculty of Letters of Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Three cycles of reading in English mediation were developed with the participation of seven teacher mediators as part of the regular activities of an extra-mural continuing education project called Collaborative Continuation (ConCol). The corpus gathered for this research was recorded in a logbook named Route Diary (RD). The RD contains the recordings of the Reading Events, transcriptions of interviews and conversations, audio recordings, emails, social network messages, images and recorded videos, mediation scripts and reflective writings for the construction and analysis of each case. It was possible to realize the impact of this immersive experience on teachers’ repositioning in themselves in the face of their desire to read and in the search for a literary mediation that would pass through the reader’s body certainly teaching their subjectivity. The opportunity of Reading in Action embedded in the space of continuing education can contribute to a closer approximation between the FL teacher and the literary experience in reading immersion process and in the discovery of new pedagogical strategies to aid literary mediation.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de inglês – Formação
Teatro na educação
Subjetividade
Leitura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44680
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.