Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3541368604500450pt_BR
dc.contributor.referee1Raissa Silva Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Vanessa Patrocinio de Oliveirapt_BR
dc.creatorNatiele Ribeiro Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T13:41:35Z-
dc.date.available2022-08-30T13:41:35Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44700-
dc.description.abstractThis paper aims to facilitate the accession of illiterate patients with diabetes mellitus to food and nutritional treatment through the intervention project that consists of implanting an illustrative booklet containing the dietary plan, nutritional recommendations and substitution list. From the work of the NASF (Center for Family Health Support) from the city of Lajedão / BA, to begin the process of group training to work with people with diabetes patients we found that there was a large number of these patients who could not read or write, the fact of not knowing how to read or write makes nutritional education work will be compromised, since illiteracy limits the patients after only oral recommendations, but not always memory can absorb everything that was recommended in the meetings these patients with health professionals. The ease of connecting the figures to food will cause the illiterate patients are able to follow the plan illustrated without the aid of another person, following the recommendations properly and so we expect a better quality of life and glycemic control of these subjects.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo facilitar a adesão dos pacientes analfabetos portadores de diabetes melito ao tratamento alimentar e nutricional através do projeto de intervenção que consiste em implantar uma cartilha ilustrativa contendo o plano alimentar, recomendações nutricionais e lista de substituição. A partir do trabalho do NASF (Núcleo de Apoio Saúde da Família) da cidade de Lajedão/BA, ao iniciar o processo de formação de grupos para trabalhar com pacientes portadores de diabetes verificou-se que havia um grande número destes pacientes que não sabiam ler nem escrever, o fato de não saber ler nem escrever faz com que o trabalho de educação nutricional fique comprometido, uma vez que o analfabetismo limita os pacientes a seguir apenas as recomendações orais, porém nem sempre a memória consegue absorver tudo que foi recomendados nos encontros destes pacientes com os profissionais de saúde. A facilidade de ligar as figuras aos alimentos fará com que os pacientes analfabetos consigam seguir o plano ilustrado sem o auxílio de uma outra pessoa, seguindo as recomendações corretamente e assim espera-se uma melhora na qualidade de vida e controle glicêmico destes sujeitos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano alimentarpt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.subjectDiabetespt_BR
dc.subject.otherDiabetes Mellituspt_BR
dc.subject.otherAlimentos, Dieta e Nutriçãopt_BR
dc.subject.otherControle Glicêmicopt_BR
dc.subject.otherQualidade de Vidapt_BR
dc.subject.otherDissertação Acadêmicapt_BR
dc.titleAdesão dos portadores de diabetes melito analfabetos ao tratamento alimentar e nutricional: um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Natiele.pdf17.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.