Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44710
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Formação pedagógica para os servidores da Escola Tocantinenese do SUS Dr. Gismar Gomes na perspectiva da educação permanente
Autor(es): Élen Fabiane Agostinho Arantes
Primeiro Orientador: Raissa Silva Souza
Primeiro Coorientador: Marcia Cristina Godoy Siqueira
Primeiro membro da banca : Raissa Silva Souza
Segundo membro da banca: Sonia Maria Nunes Viana
Resumo: ARANTES, E.F.A. Formação pedagógica para os servidores da escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes na perspectiva da Educação Permanente. 2013. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde – ETSUS) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Com a criação das Escolas Técnicas de Saúde do SUS- ETSUS, a partir da década de 80, o setor da saúde cumpre seu papel no processo de redemocratização da sociedade e colabora com a profissionalização de trabalhadores de nível médio, inseridos nos serviços de saúde do SUS. No Estado do Tocantins a ETSUS está sediada na capital, Palmas e, como parte da estrutura da Secretária de Estado da Saúde; tem o propósito de ser uma escola problematizadora, voltada aos princípios do SUS, com foco nas necessidades dos serviços de saúde, colaborando o processo de ensino e aprendizagem aos trabalhadores do SUS. Conforme estas escolas se expandiram e se consolidaram no país, houve a necessidade da criação da Política de Educação Permanente voltada à educação em e para o serviço, na perspectiva da construção de espaços locais, microrregionais e regionais com capacidade de desenvolver a formação e desenvolvimento das equipes de saúde, promovendo mudanças nas relações, nos processos, atos, contribuindo com mudanças das práticas profissionais e organização do processo de trabalho. Diante do contexto atual e da importância do processo de ensino-aprendizagem no ambiente do trabalho, verificou-se a necessidade do fortalecimento da escola e de seus processos internos. Este projeto de intervenção apresenta a proposta metodológica das Rodas de Conversa, para trabalhar a Política de Educação Permanente com o intuito dos servidores aprenderem e ensinarem suas práticas cotidianas, num processo de ação-reflexão-ação, possibilitando troca de experiências, empoderamento de novos conceitos e, como consequência o aprimoramento do processo de trabalho da ETSUS TO. Assim, buscou-se como fundamentação teórica a compreensão da história da ETSUS-TO, da política de Educação Permanente e da estratégia das rodas o que proporcionaram melhor compreensão desta realidade, além de desenvolver um conhecimento mais crítico sobre a mesma, de forma a recontextualizá-la com novas possibilidades, avanços e superações, numa visão dialética.
Abstract: ARANTES, E.F.A. Pedagogical training for school servers Tocantinense SUS Dr. Gismar Gomes in the perspective of Continuing Education. In 2013. 29f. Working End of Course (Specialization in Educational Management in Technical Schools Health System - ETSUS) - School of Nursing, Federal University of Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013 With the creation of the Technical Schools of the Health SUS-ETSUS, from the 80s, the health sector plays its role in the democratization of society and contributes to the professionalization of mid-level workers, inserted in health services SUS. In the State of Tocantins ETSUS is headquartered in the capital, Palmas, and as part of the structure of the Secretary of State for Health, is intended to be a school problem-oriented principles of the NHS, focusing on the needs of the health services, collaborating the process of teaching and learning to workers of SUS. As these schools have expanded and consolidated in the country, there was the need for the creation of the Permanent Education Policy focused on education and the service in terms of building spaces local, micro-regional and regional capacity to develop training and development of health teams, promoting changes in the relations, processes, actions, contributing to changes in professional practice and organization of the work process. Given the current context and the importance of teaching and learning in the workplace, there is a need to strengthen the school and its internal processes. This intervention project presents a methodological proposal Wheel Conversation, to work Continuing Education Policy with the aim of servers learn and teach their daily practices, a process of action-reflection-action, enabling exchange of experience, empowerment of new concepts and as a consequence the process improvement work ETSUS-TO. Therefore, we sought to theoretical understanding of the history of ETSUS-TO, policy and strategy Continuing Education wheels which provided better understanding of this reality, and develop a more critical about the same, so recontextualises it with new possibilities, advances and overruns, a dialectical view.
Assunto: Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissionalizante
Educação em Saúde
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44710
Data do documento: 12-Jul-2013
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

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