Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44716
Type: Artigo de Evento
Title: Em busca de uma pedagogia crítica em dança: reflexões, problematizações e possíveis caminhos
Authors: Raquel Pires Cavalcanti
Abstract: Este artigo propõe refletir sobre possíveis caminhos para se pensar o ensino da dança a partir de uma perspectiva contemporânea. Ele questiona concepções e abordagens no ensino de dança baseadas em parâmetros conservadores e tradicionais, chamando atenção para a urgência e necessidade de refletirmos sobre nossas escolhas pedagógicas. Para isto, se pauta na Educação Somática em busca de práticas educativas que valorizem processos mais autônomos, democráticos e conscientes. O artigo também se ampara a alguns conceitos da Pedagogia Crítica na perspectiva de trazer possíveis contribuicões de educadores como Paulo Freire e John Dewey, buscando ampliar nossas visões pedagógicas. Por fim, espera-se que este artigo, que trás mais perguntas do que respostas, possa contribuir para as discussões contemporâneas com vistas a dar subsídios para a construção de novos olhares e parâmetros sobre a prática docente em dança.
Subject: Dança - Estudo e ensino
Dança na educação
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44716
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil ; Congresso Internacional da Federação de Arte/educadores
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Em busca de uma pedagogia crítica em dança.pdf308.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.