Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44716
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Em busca de uma pedagogia crítica em dança: reflexões, problematizações e possíveis caminhos |
Authors: | Raquel Pires Cavalcanti |
Abstract: | Este artigo propõe refletir sobre possíveis caminhos para se pensar o ensino da dança a partir de uma perspectiva contemporânea. Ele questiona concepções e abordagens no ensino de dança baseadas em parâmetros conservadores e tradicionais, chamando atenção para a urgência e necessidade de refletirmos sobre nossas escolhas pedagógicas. Para isto, se pauta na Educação Somática em busca de práticas educativas que valorizem processos mais autônomos, democráticos e conscientes. O artigo também se ampara a alguns conceitos da Pedagogia Crítica na perspectiva de trazer possíveis contribuicões de educadores como Paulo Freire e John Dewey, buscando ampliar nossas visões pedagógicas. Por fim, espera-se que este artigo, que trás mais perguntas do que respostas, possa contribuir para as discussões contemporâneas com vistas a dar subsídios para a construção de novos olhares e parâmetros sobre a prática docente em dança. |
Subject: | Dança - Estudo e ensino Dança na educação Arte e educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44716 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://faeb.com.br/wp-content/uploads/2020/07/2018_anais_xxviii_confaeb_brasilia.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Nacional da Federação de Arte/educadores do Brasil ; Congresso Internacional da Federação de Arte/educadores |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Em busca de uma pedagogia crítica em dança.pdf | 308.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.