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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Programa saúde na escola em Belo Horizonte: ações de educação em saúde como instrumento de prevenção ao uso de drogas lícitas na adolescência.
Autor(es): Gabriela Santos Nascimento Vargas
Primeiro Orientador: Sônia Maria Nunes Viana
Resumo: O Programa Saúde na Escola preconiza o desenvolvimento de ações de saúde com educandos mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos. Os profissionais desse programa tem acesso privilegiado ao público adolescente, que habitualmente não frequenta os serviços de saúde, mas está na escola, lugar onde ações de educação em saúde podem ser desenvolvidas. A fase da adolescência é marcada por transformações e ressignificações diversas. Nesse processo de construção de uma nova identidade, eles têm muitas dúvidas, medos e angústias e ao mesmo tempo são destemidos e querem experimentar o novo contrapondo-se a valores estabelecidos. Tendo em vista esse cenário, este projeto de intervenção tem como objetivo promover ações na escola que levem os adolescentes a refletirem sobre escolhas positivas para a vida tais como evitar o uso de drogas lícitas. O projeto será desenvolvido numa escola municipal de nível fundamental no município de Belo Horizonte e tem como público alvo os adolescentes do nono ano. Serão realizados oito encontros no formato de oficina onde serão trabalhados temas relativos ao adolescer incentivando hábitos de vida saudáveis, mas focando na temática da prevenção ao uso de drogas lícitas. Esperamos que o profissional de saúde se aproprie do espaço escolar como um lugar privilegiado para educação em saúde.
Abstract: The Health at School Program advocates the development of health actions with students through health promotion practices, disease prevention, aggravate health. The professionals of this program have privileged access to the adolescent public, who usually do not attend health services, but are at school, a place where health education actions can be developed. The adolescence phase is marked by transformations and diverse resignifications. In the process of building a new identity, they have many doubts, fears and anxieties and at the same time are fearless and want to experience the new in opposition to established values. Owing to this scenario, this intervention project aims to promote actions at school that lead adolescents to reflect on positive choices for life such as avoiding the use of legal drugs. The project will be developed in a municipal elementary school in the city of Belo Horizonte and is adressed at ninth- grade teenagers. Eight meetings will be held in the workshop format where themes related to adolescence will be promoted, encouraging healthy lifestyle habits, but focusing on the theme of prevention of the use of licit drugs. We hope that the health professional appropriates the school space as a privileged place for health education.
Assunto: Educação em Saúde
Prevenção de Doenças
Adolescente
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44717
Data do documento: 14-Mai-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

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