Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44733
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Avaliação da aprendizagem na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha: repensando a prática sob o “olhar” do projeto político pedagógico da escola |
Authors: | Silvana da Cunha Almeida |
First Advisor: | Alda Martins Gonçalves |
First Co-advisor: | Anna Lúcia Leandro de Abreu |
First Referee: | Alda Martins Gonçalves |
Second Referee: | Valda da Penha Caldeira |
Abstract: | A avaliação faz parte do cotidiano do ser humano, constituindo-se em um instrumento que permite conhecer, aprimorar e orientar as ações dos indivíduos. A avalição praticada no âmbito escolar, no que se refere à aprendizagem do educando no processo de ensino e aprendizagem, na medida em que é atrelada a concepção de exame, opõe-se à perspectiva de uma avaliação caracterizada para ser: diagnóstica, dialógica e processual. Sendo assim, entende- se que os desafios inerentes ao ato de avaliar são grandes, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos mediadores da aprendizagem, no que se refere à compreensão da finalidade da avaliação e sua concepção. Neste sentido, é proposto um projeto de intervenção a ser realizado com os docentes e outros profissionais da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), a fim de consolidar nas práticas de avaliação da aprendizagem dos educandos, em consonância com a metodologia adotada e o contexto da Proposta Política Pedagógica (PPP) da Escola. Para isto, pretende-se sensibilizar os docentes envolvidos, com vista à reflexão e revisão das ações desenvolvidas na instituição e promover atividades que facilitem a atualização e qualificação desses profissionais, para que possam compreender de forma mais profunda o assunto em questão e que sejam capazes de desenvolver um trabalho dinâmico, inclusivo e prazeroso, buscando-se, assim, a melhoria da qualidade dos processos e dos resultados. |
Abstract: | The assessment is part of everyday life of human beings, thus becoming an instrument to meet, enhance and guide the actions of individuals. This evaluation practiced in schools, with regard to the learning of the student in the process of teaching and learning, as it is linked to the design examination, opposes the prospect of a review to be featured: diagnostic, procedural and dialogical. Thus, it is understood that the challenges inherent to the act of evaluating are great, considering the difficulties encountered by learning providers, in relation to understanding the purpose of the evaluation and its design. In this sense, it is proposed an intervention project to be conducted with teachers and other professionals in the Technical School Health Maria Moreira da Rocha (ETSMMR), in order to consolidate the practical design evaluation of students' learning, in line with the methodology and context of the Proposed Educational Policy (PPP) School. For this, we intend to sensitize the teachers involved, with a view to consideration and review of actions taken in the institution and promote activities that facilitate the upgrade and qualification of professionals, so that they can understand more deeply the subject matter and are able to develop a work dynamic, inclusive and enjoyable, seeking thereby improving the quality of processes and outcomes. |
Subject: | Educação Profissional em Saúde Pública Educação Profissionalizante Educação em Saúde Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Técnicas do Sistema único de Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44733 |
Issue Date: | 7-Oct-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Silvana da Cunha Almeida_pdf.pdf | 236.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.