Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44734
Type: Monografia (especialização)
Title: Fatores que influenciam no aprendizado dos profissionais no processo de educação permanente: uma revisão integrativa
Authors: Silvia Carvalho Dalcantoni
First Advisor: Isabel Yovana Quispe Mendonça
Abstract: A Educação Permanente em Saúde tem o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento individual e coletivo dos profissionais da saúde. A problematização, constitui-se uma ferramenta da educação permanente tendo em vista o aprendizado significativo, dos profissionais, pois enfatiza as situações-problema das práticas cotidianas. O presente estudo tem como objetivo geral buscar na literatura os fatores que influenciam no aprendizado do profissional de enfermagem na educação permanente. Trata-se de estudo teórico de Revisão Integrativa de Literatura, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, sendo usadas as fontes de dados LILACS e BDENF e foram selecionadas dez produções científicas, de acordo os critérios de inclusão estabelecidos. A análise crítica dos dados obtidos revela o desenvolvimento da Educação Permanente como estratégia para o processo educativo de profissionais e pacientes, porém, realça dificultadores importantes que podem prejudicar o aproveitamento dos mesmos as ações propostas.
Abstract: The Permanent Health Education aims to contribute to the process of individual and collective development of health professionals . The questioning , constitutes a tool of lifelong education in view of the significant learning , professionals , since it emphasizes the problem situations of daily practices . The present study aims to describe the literature search the factors that influence the learning of nursing professionals in continuing education . This is a theoretical study of Integrative Literature Review , held in the databases of the Virtual Health Library , being used sources LILACS and BDENF and ten scientific inclusion criteria established productions , according selected. A critical analysis of the results reveals the development of Continuing Education as a strategy for the educational process professionals and patients , however, stresses that may impair important complicating the use of these proposed actions.
Subject: Educação Continuada
Educação em saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Equipe de Enfermagem
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44734
Issue Date: 20-May-2014
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL SILVIA DALCANTONI - ENCAMINHADO POR EMAIL.pdf131.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.