Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44734
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Fatores que influenciam no aprendizado dos profissionais no processo de educação permanente: uma revisão integrativa |
Authors: | Silvia Carvalho Dalcantoni |
First Advisor: | Isabel Yovana Quispe Mendonça |
Abstract: | A Educação Permanente em Saúde tem o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento individual e coletivo dos profissionais da saúde. A problematização, constitui-se uma ferramenta da educação permanente tendo em vista o aprendizado significativo, dos profissionais, pois enfatiza as situações-problema das práticas cotidianas. O presente estudo tem como objetivo geral buscar na literatura os fatores que influenciam no aprendizado do profissional de enfermagem na educação permanente. Trata-se de estudo teórico de Revisão Integrativa de Literatura, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, sendo usadas as fontes de dados LILACS e BDENF e foram selecionadas dez produções científicas, de acordo os critérios de inclusão estabelecidos. A análise crítica dos dados obtidos revela o desenvolvimento da Educação Permanente como estratégia para o processo educativo de profissionais e pacientes, porém, realça dificultadores importantes que podem prejudicar o aproveitamento dos mesmos as ações propostas. |
Abstract: | The Permanent Health Education aims to contribute to the process of individual and collective development of health professionals . The questioning , constitutes a tool of lifelong education in view of the significant learning , professionals , since it emphasizes the problem situations of daily practices . The present study aims to describe the literature search the factors that influence the learning of nursing professionals in continuing education . This is a theoretical study of Integrative Literature Review , held in the databases of the Virtual Health Library , being used sources LILACS and BDENF and ten scientific inclusion criteria established productions , according selected. A critical analysis of the results reveals the development of Continuing Education as a strategy for the educational process professionals and patients , however, stresses that may impair important complicating the use of these proposed actions. |
Subject: | Educação Continuada Educação em saúde Capacitação de Recursos Humanos em Saúde Equipe de Enfermagem Dissertação Acadêmica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44734 |
Issue Date: | 20-May-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL SILVIA DALCANTONI - ENCAMINHADO POR EMAIL.pdf | 131.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.