Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44734
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Fatores que influenciam no aprendizado dos profissionais no processo de educação permanente: uma revisão integrativa
Autor(es): Silvia Carvalho Dalcantoni
Primeiro Orientador: Isabel Yovana Quispe Mendonça
Resumo: A Educação Permanente em Saúde tem o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento individual e coletivo dos profissionais da saúde. A problematização, constitui-se uma ferramenta da educação permanente tendo em vista o aprendizado significativo, dos profissionais, pois enfatiza as situações-problema das práticas cotidianas. O presente estudo tem como objetivo geral buscar na literatura os fatores que influenciam no aprendizado do profissional de enfermagem na educação permanente. Trata-se de estudo teórico de Revisão Integrativa de Literatura, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual da Saúde, sendo usadas as fontes de dados LILACS e BDENF e foram selecionadas dez produções científicas, de acordo os critérios de inclusão estabelecidos. A análise crítica dos dados obtidos revela o desenvolvimento da Educação Permanente como estratégia para o processo educativo de profissionais e pacientes, porém, realça dificultadores importantes que podem prejudicar o aproveitamento dos mesmos as ações propostas.
Abstract: The Permanent Health Education aims to contribute to the process of individual and collective development of health professionals . The questioning , constitutes a tool of lifelong education in view of the significant learning , professionals , since it emphasizes the problem situations of daily practices . The present study aims to describe the literature search the factors that influence the learning of nursing professionals in continuing education . This is a theoretical study of Integrative Literature Review , held in the databases of the Virtual Health Library , being used sources LILACS and BDENF and ten scientific inclusion criteria established productions , according selected. A critical analysis of the results reveals the development of Continuing Education as a strategy for the educational process professionals and patients , however, stresses that may impair important complicating the use of these proposed actions.
Assunto: Educação Continuada
Educação em saúde
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Equipe de Enfermagem
Dissertação Acadêmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44734
Data do documento: 20-Mai-2014
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf / EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL SILVIA DALCANTONI - ENCAMINHADO POR EMAIL.pdf131.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.