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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contemporary marketing management: under a brazilian executive perspective
Título(s) alternativo(s): Gestão contemporânea de marketing: uma perspectiva executiva brasileira.
Autor(es): Luciana Faluba Damázio
João Luiz Soares
Helena Belintani Shigaki
Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: Brazil has the seventh largest economy in the world, representing a lot in terms of generation of products and services for the domestic and world market alike. Given this economic context, the functions of marketing have become noticeable in their varied functional and strategic dimensions, which encourage the search for new approaches to it, as far as competition is concerned. Based on this supposition, the current article aims at proposing a novel theory concerning Contemporary Marketing Management, an empirical approach built on narratives of specialists. The present study adopted the qualitative approach as well as interpretation of narratives, collected in 16 semi-structured interviews with marketing executives working in large companies countrywide. In the data analysis, elements of Grounded Theory and Qualitative Content Analysis were utilised. The work was concluded with the identification of six constructs and their causal relations, which was coined as Marketing Contemporary Network. The examination of this network provides the management with an important contribution in the form of perceptual consensus map, which is useful when it comes to the adoption and allocation of the companies‘ resources in search of higher levels of maturity, best practices in marketing and competitiveness in this functional dimension, namely Contemporary Marketing.
Abstract: O Brasil possui a sétima maior economia do mundo, representando muito em termos de geração de produtos e serviços para o mercado nacional e mundial. Diante desse contexto econômico, as funções do marketing tornaram-se perceptíveis em suas variadas dimensões funcionais e estratégicas, que incentivam a busca por novas abordagens, no que diz respeito à concorrência. Com base nessa suposição, o presente artigo visa propor uma nova teoria sobre a Gestão de Marketing Contemporânea, uma abordagem empírica baseada em narrativas de especialistas. O presente estudo adotou a abordagem qualitativa, bem como a interpretcão de narrativas, coletadas em 16 entrevistas semiestruturadas com executivos de marketing de grandes empresas em todo o país. Na análise dos dados, foram utilizados elementos da Grounded Theory e da Análise Qualitativa de Conteúdo. O trabalho foi concluído com a identificação de seis construtos e suas relações causais, que foi cunhado como Marketing Contemporary Network. O exame desta rede fornece a gestão com uma importante contribuição na forma de mapa de consenso perceptual, que é útil quando se trata da adoção e alocação de recursos das empresas em busca de maiores níveis de maturidade, melhores práticas em marketing e competitividade nesta dimensão funcional, nomeadamente o Marketing Contemporâneo.
Assunto: Mercado
Marketing
Análise qualitativa
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.15640/jmm.v7n1a9
URI: http://hdl.handle.net/1843/44752
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://jmm-net.com/vol-7-no-1-june-2019-jmm
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Marketing Management
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