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http://hdl.handle.net/1843/44760
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Amália de Almeida Cunha | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9453598248730847 | pt_BR |
dc.creator | Patrícia Fernanda de Araújo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8574136069582761 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T12:34:58Z | - |
dc.date.available | 2022-08-31T12:34:58Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44760 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa buscou entender os sentidos da escola para jovens do campo. Os principais sujeitos são jovens moradores de comunidades rurais dos municípios mineiros Governador Valadares e São Geraldo da Piedade. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos atribuídos à escola por jovens secundaristas do ensino regular. O presente trabalho situa-se na intersecção entre Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia das Desigualdades Sociais e Territoriais. Foi imperativo conhecer os sujeitos, os contextos sociais onde estavam inseridos e outros aspectos de suas vidas, como projetos futuros, expectativas, motivações, relações com o saber e suas articulações às práticas educacionais cotidianas. Optei, metodologicamente, pela abordagem de investigação qualitativa e pelos grupos de discussão como principal técnica para produzir os dados. Por meio dos depoimentos de cinco jovens estudantes do ensino médio, identifiquei e compreendi alguns indícios sobre os sentidos que eles atribuíam à escola: espaço de diálogo e socialização, lugar de projetos futuros e condição para “ser alguém na vida”. Nos grupos, os educandos narraram parte da sua história, compartilharam relatos sobre seus contextos familiares e relataram experiências associadas às condições juvenis vividas em comunidades rurais. Durante as discussões, também entraram em cena perspectivas e expectativas quanto ao desejo de mudança social e seus projetos de futuros. Concluí que pensar as juventudes do campo e suas relações com a escola requer o exercício de pensá-las no plural, de realçar suas diferenças e singularidades, além de compreender o território campesino como espaço onde os jovens constroem identidades, sentidos e significados. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Condição juvenil | pt_BR |
dc.subject | Jovens do campo | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação rural | pt_BR |
dc.subject.other | Educação do campo - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude rural - Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject.other | Governador Valadares (MG) - Educação rural | pt_BR |
dc.title | "No meio do tudo e do nada", a ressignificação da escola a partir do olhar de jovens camponeses | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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