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dc.contributor.advisor1Maria Amália de Almeida Cunhapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9453598248730847pt_BR
dc.creatorPatrícia Fernanda de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8574136069582761pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T12:34:58Z-
dc.date.available2022-08-31T12:34:58Z-
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44760-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou entender os sentidos da escola para jovens do campo. Os principais sujeitos são jovens moradores de comunidades rurais dos municípios mineiros Governador Valadares e São Geraldo da Piedade. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos atribuídos à escola por jovens secundaristas do ensino regular. O presente trabalho situa-se na intersecção entre Educação, Sociologia da Juventude e Sociologia das Desigualdades Sociais e Territoriais. Foi imperativo conhecer os sujeitos, os contextos sociais onde estavam inseridos e outros aspectos de suas vidas, como projetos futuros, expectativas, motivações, relações com o saber e suas articulações às práticas educacionais cotidianas. Optei, metodologicamente, pela abordagem de investigação qualitativa e pelos grupos de discussão como principal técnica para produzir os dados. Por meio dos depoimentos de cinco jovens estudantes do ensino médio, identifiquei e compreendi alguns indícios sobre os sentidos que eles atribuíam à escola: espaço de diálogo e socialização, lugar de projetos futuros e condição para “ser alguém na vida”. Nos grupos, os educandos narraram parte da sua história, compartilharam relatos sobre seus contextos familiares e relataram experiências associadas às condições juvenis vividas em comunidades rurais. Durante as discussões, também entraram em cena perspectivas e expectativas quanto ao desejo de mudança social e seus projetos de futuros. Concluí que pensar as juventudes do campo e suas relações com a escola requer o exercício de pensá-las no plural, de realçar suas diferenças e singularidades, além de compreender o território campesino como espaço onde os jovens constroem identidades, sentidos e significados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCondição juvenilpt_BR
dc.subjectJovens do campopt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.subject.otherEducação do campo - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subject.otherEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.subject.otherJuventude rural - Motivação na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEscolas ruraispt_BR
dc.subject.otherGovernador Valadares (MG) - Educação ruralpt_BR
dc.title"No meio do tudo e do nada", a ressignificação da escola a partir do olhar de jovens camponesespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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