Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44764
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Samira Zaidanpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583757578863205pt_BR
dc.contributor.referee1Keli Cristina Contipt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Aparecida Brittopt_BR
dc.creatorCristiane de Souza Pereirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2899754361406727pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-31T13:54:31Z-
dc.date.available2022-08-31T13:54:31Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44764-
dc.description.abstractThis study aims to understand Mathematics class in groups, according to a certain type of organization, and highlight how this can favor students’ learning. We chose a qualitative research approach due to the nature of our objectives of research. We held some exploratory practices observing and participating in the classes of a High School Mathematics teacher who used in her classes the organization of students in small groups, based on the theoretical perspective that guides this work. As an exploration, we also held some activities in higher education, in a class of Teaching undergraduate degree for Rural Education and another in the Projeto Residência Pedagógica with students from the Teaching undergraduate degree in Mathematics, these last two in the School of Education of UFMG. In our initial proposal, we would follow the exploratory study to establish a group of K-12 teachers to discuss, create, and develop an action following the proposal of ‘work in groups’ in Mathematics classes. However, this was not possible due to the Covid-19 pandemic. Therefore, we considered in our analysis the proposal and development of the activities in the exploratory study, because within the proposal conceived, though involving high school and higher education, we had elements of our research focus. In this sense, we conducted a theoretical systematization on the theme of ‘work in groups’ in a Mathematics class and the analysis of field notes in the exploratory phase of the research. We perceive the potential of the proposal of classes in groups, in the perspective presented here, especially due to its investigative character and the way the organization in groups had favored students’ engagement. We highlight in our final analysis that the class in groups requires activities especially prepared for this end, a time of experience for the students to perceive and adapt themselves to the proposal, space, and adequate conditions to form the groups, thus valuing the role of each member of the group. In the final part of the work, we present some recommendations and suggestions for Mathematics teachers, list some concerns related to the implementation of the proposal to work in groups during classes, and highlight topics that deserve attention in the research of Mathematical Education.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender a aula de matemática em grupos, segundo certo tipo de organização, e destacar como pode favorecer as aprendizagens dos educandos. Devido à natureza dos objetivos da pesquisa, escolheu-se uma abordagem metodológica qualitativa. Propôs-se algumas práticas em caráter exploratório, como observar e participar em turmas de uma Professora de Matemática no Ensino Médio que já utilizava a organização dos alunos em pequenos grupos, em suas aulas, na visão teórica que dá bases a esta dissertação. Também, em caráter exploratório, realizou-se algumas atividades no ensino superior, em uma turma da Licenciatura em Educação do Campo, e outra em uma turma do Projeto Residência Pedagógica, com estudantes do Curso Licenciatura em Matemática, as duas na Faculdade de Educação da UFMG. Na proposição inicial, seguiria, ao estudo exploratório, a constituição de um grupo de docentes da Educação Básica para discutir, elaborar e desenvolver uma ação segundo a proposta de ‘trabalho em grupos’ nas aulas de matemática. Com a pandemia Covid-19, isso não foi possível. Para análises, considerou-se a proposição e desenvolvimento das atividades do estudo exploratório, pois, dentro da proposta aqui concebida, mesmo envolvendo ensino médio e superior, obteve-se elementos do foco da pesquisa. Nesse sentido, realizou-se uma sistematização teórica sobre o tema do trabalho em grupos na aula de Matemática, e análise de registros de campo da fase exploratória da pesquisa. Percebeu-se a potencialidade da proposta de aulas em grupos na visão apresentada neste texto, especialmente pelo seu caráter investigativo, pela forma de organização dos grupos que favoreceu o engajamento dos estudantes. Destaca-se, na análise final, que a aula em grupos requer atividades especificamente preparadas para tal, um tempo de experiência para que os/as estudantes percebam e se adaptem à proposta, espaço e condições adequadas para formação dos grupos, assim como a valorização da função de cada integrante do grupo. São apresentadas, na parte final do trabalho, algumas recomendações e sugestões dirigidas aos professores de Matemática, algumas preocupações relativas à implementação da proposta de trabalho em grupos nas aulas e destaca-se tópicos que merecem atenção na investigação em Educação Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula de Matemáticapt_BR
dc.subjectTrabalho em grupospt_BR
dc.subjectAula em grupospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMatemática - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherTrabalho de grupo na educaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleO trabalho em grupos na aula de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
com recurso - VERSÃO FINAL - CRISTIANE DE SOUZA PEREIRA (1).pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.