Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Luiza de Quadros | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7595956670871407 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fábio Augusto Rodrigues e Silva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernando César Silva | pt_BR |
dc.creator | Ana Lívia Baptistella Araujo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4710186295348503 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T15:18:18Z | - |
dc.date.available | 2022-08-31T15:18:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44768 | - |
dc.description.resumo | A linguagem científica, especialmente da Química, é repleta de representações, que se mostram necessárias para a interpretação e para a descrição de fenômenos, uma vez que envolvem “entidades” que não podem ser vistas e precisam ser “imaginadas”. Nossa experiência nos mostra que essas representações são pouco valorizadas no Ensino de Ciências, e os estudantes as consideram, algumas vezes, como um dificultador da aprendizagem. Uma linha de estudos recente, e que consideramos promissora, associa a multimodalidade às representações e foi nomeada como “Representações Multimodais”. Por meio das representações multimodais, oportuniza-se aos estudantes um ambiente em que eles constroem, justificam, negociam e reelaboram suas próprias representações, em um trabalho mediado pelo professor. Partimos da hipótese de que as representações multimodais podem funcionar como uma ferramenta epistêmica, desenvolvendo competências representacionais e proporcionando uma aprendizagem mais ampla. Logo, este trabalho teve como objetivo investigar as representações multimodais como ferramenta epistêmica em aulas remotas do Ensino Fundamental e o envolvimento dos estudantes com a Ciência ao fazer uso dessas representações. Para isso, construímos uma sequência didática que foi desenvolvida com uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), com a temática “Cosmético”, seguindo uma abordagem baseada na construção, na negociação, no refinamento e na reelaboração de representações. Para a produção de dados, utilizamos as gravações em vídeo das aulas síncronas, juntamente com as representações construídas pelos estudantes e outras atividades realizadas nas aulas assíncronas. A partir da análise dos dados, observamos o potencial das representações multimodais em promover a agência epistêmica nos estudantes. Argumentamos que, além de oportunizar a construção coletiva do conhecimento durante o ERE, ao associar as representações multimodais às práticas epistêmicas, foi possibilitada uma participação mais ativa e legítima dos estudantes. Defendemos que é necessário trabalhar com essas abordagens ao longo da educação básica, visando desenvolver, nos estudantes, competências representacionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | representações multimodais | pt_BR |
dc.subject | multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | práticas epistêmicas | pt_BR |
dc.subject | múltiplas representações | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Metodologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.title | As representações multimodais como ferramenta epistêmica no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação- Ana Lívia.pdf | 17.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.