Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44783
Type: Artigo de Periódico
Title: Presenteísmo e seus impactos: um estudo de caso em uma concessionária de energia elétrica brasileira
Other Titles: Presentism and its impacts: a case study in a brazilian electricity energy concessionaire
Authors: Sergio Fernando Souza Bizerra
Danilo de Melo Costa
Carlos Alberto Gonçalves
Mário Teixeira Reis Neto
Abstract: Presenteísmo é um conceito utilizado para apresentar situações no qual um respectivo indivíduo esta fisicamente no local de trabalho, mas, em decorrência de problemas de ordem física ou psicológica, são incapazes de produzir plenamente. Sendo o setor das concessionárias de energia elétrica no Brasil um setor representativo, com grandes exigências de produtividade e pressão no que se refere à competitividade (ANEEL, 2015), o objetivo do presente artigo é apresentar as perspectivas do presenteísmo nas concessionárias de energia elétrica a partir da visão de seus empregados e seus gestores. O intuito da pesquisa é gerar insights para organizações deste segmento, por meio da identificação dos tipos de presenteísmo mais recorrentes. Para tanto, foi realizado um estudo de caso aplicado, exploratório, com coleta de dados bibliográfica e também a realização de 25 (vinte e cinco) entrevistas semi-estruturadas na empresa, contemplando as áreas de Geração, Transmissão, Distribuição e RH. Os resultados mostraram que o presenteísmo é um inimigo da produtividade, mas que sua prevenção é algo possível e gerenciá-lo pode representar ganhos de qualidade de vida, produtividade e consequentemente, competitividade ao setor
Abstract: Presentism is a concept used to present situations in which a respective individual is physically in the workplace, but because of problems of a physical or psychological nature, they are unable to produce fully. Being the sector of electric power concessionaires in Brazil a representative sector, with great demands of productivity and competitive pressure (ANEEL, 2015), the purpose of the paper is to present the perceptions of the employees and managers about the presentism in the concessionaires of electric energy. The aim of the research is to generate insights for organizations of this segment, by identifying the most recurrent types of presenteism. For that, an exploratory case study was carried out, with bibliographical data collection and 25 (twenty-five) semi-structured interviews carried out in the company, covering the areas of Generation, Transmission, Distribution and HR. The results showed that presenteeism is an enemy of productivity, but that its prevention is something possible and managing it can represent gains in quality of life, productivity and, consequently, competitiveness in the sector.
Subject: Produtividade do trabalho
Energia elétrica - aspectos sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.4546
URI: http://hdl.handle.net/1843/44783
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/4546
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Gestão Organizacional
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