Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44787
Type: Tese
Title: Diferenças individuais : contribuições dos estudos de Alfred Binet para as reformas educacionais de Minas Gerais (1925-1940)
Other Titles: Individual differences: contributions of Alfred Binet's studies to the educational reforms of Minas Gerais (1925-1940)
Authors: Laênia Martins Petersen
First Advisor: Mônica Yumi Jinzenji
Abstract: A tese tem por objetivo analisar a circulação e recepção dos estudos sobre as diferenças individuais propostos por Alfred Binet, em Minas Gerais, no período de 1925 a 1940. Contexto de importantes reformas educacionais no Brasil, influenciadas pelos pressupostos da Escola Nova, o período foi caracterizado por esforços governamentais que resultaram na criação de projetos de formação para professores e técnicos da educação. A centralidade dada à compreensão da criança e do seu desenvolvimento tinha como referência estudiosos estrangeiros que passaram a ser lidos e chamados a realizar cursos e missões científicas. A presente pesquisa, centrada nas contribuições de Binet nesse contexto, resultou da análise das obras Psychologie Individuelle (1895), L’étude experimentale de l’inteligence (1903) e Les idées modernes sur les enfants (1909), do referido autor, e de matérias relacionadas a esses temas, publicadas na Revista do Ensino, de Minas Gerais. Como referenciais teóricos, utilizou-se a perspectiva da História da Ciência, em diálogo com os estudos dos impressos educacionais, tendo centralidade os conceitos de intelectual (SIRINELLI, 2003) e de apropriação (CHARTIER, 2002). A análise indica que a Revista do Ensino, órgão oficial do governo de Minas Gerais para a implementação das reformas educacionais, contribuiu para a circulação dos pressupostos e métodos relacionados aos estudos das diferenças individuais desenvolvidos por Binet e colaboradores – especificamente, as propostas para contornar a fadiga mental dos estudantes, a importância da higiene, da nutrição e da ortopedia mental, tanto para crianças tidas como “normais” como para as “anormais”. Pôde-se perceber que esses temas se materializavam em propostas para a individualização do ensino por meio da organização das classes a partir da capacidade intelectual das crianças. Os discursos dos professores e educadores, presentes na Revista, refletem a crença nos agrupamentos “corretos” como a solução para os problemas do sistema escolar, indicando a apropriação desses pressupostos e o entusiasmo pelo conhecimento científico que se formulava no período.
Abstract: The thesis analyses the circulation, in Minas Gerais, of studies about individual differences proposed in Alfred Binet, between 1925 and 1940. This period was marked by the teaching reform in the state of Minas Gerais, Brazil. In the 1920s and 1930s, the country meant to change itself based on education. In other to reach this objective, there were government efforts resulting in the creation of a training program for teachers and education technicians. Educational reforms were based on the Escola Nova movement, which sought to renew and structure the teachings and methods under a new way of conceiving the idea of “child”, their development and full adaptation to society. The study was based on Alfred Binet’s works, such as Psychologie Individuelle (1895), L'étude experimentale de l'inteligence (1903) and Les idées modernes sur les enfants (1909) and articles published in the Revista do Ensino de Minas Gerais. Theoretical references are the History of Sciences, in dialogue with the studies of educational press, and the concepts of intellectual (SIRINELLI, 2003), ant appropriation (CHARTIER, 2002). The results show that the Revista do Ensino, official periodical press in Minas Gerais for diffusing the principles of educational reform, contributed for the wide circulation of Binet and collaborator’s studies; specially his researches related to mental fatigue, the importance of hygiene and healthy eating, the mental orthopedic to “normal children” as well as for the “abnormal” ones. We found that these themes materialized in proposals for the individualization of teaching by organizing classes with same intellectual capacities. Teachers’ speeches, in the Revista do Ensino, reflect their believe in getting together students with the same capacities, with the “right” teacher, in order to make classes more interesting and productive for all. That could solve school system’s problems, and indicate the appropriation and the enthusiasm with the psychological scientific knowledge in production in that period.
Subject: Revista do Ensino
Binet, Alfred, - 1857-1911
Educação -- História -- Minas Gerais -- Séc. XX
Psicologia educacional -- História
Escola nova -- História -- Minas Gerais
Reforma do ensino -- História -- Minas Gerais
Professores de educação especial -- Formação
Educação especial -- História
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44787
Issue Date: 29-Oct-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nova folha aprovação tese junh 2022.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.