Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44796
Type: Dissertação
Title: Jardim Mandala: um espaço alternativo em diálogo com a ciência, a arte, os saberes tradicionais e a espiritualidade
Authors: Welington Dias
First Advisor: Conceição Clarete Xavier Travalha
First Co-advisor: Marcos Vinícius Bortolus
First Referee: Sílvia Regina Paes
Second Referee: Marina Assis Fonseca
Abstract: O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o Jardim Mandala (FaE/UFMG), levando em conta suas possibilidades no âmbito da formação integral, como espaço educativo, artístico, de reflexões sobre os saberes tradicionais e a espiritualidade. A partir das dimensões humanas propostas por Ferdinand Röhr (2013), buscamos construir uma interlocução entre a aprendizagem convencional e os modos de ensino e aprendizagem praticados por comunidades tradicionais de matriz afro-brasileira. Nesse processo investigativo, focalizamos questões que envolvem o bem-estar na qualificação das ambiências e dos tempos, configurados aqui como espaços/tempos de aprendizagem. O pressuposto metodológico sustenta-se pela observação participante, pelo estudo de caso e pela produção de memória. A análise do percurso e dos aspectos que envolveram a construção do Jardim Mandala favoreceu a sistematização de uma experiência voltada para a qualificação de espaços diferenciados para formação humana. Esta pesquisa contribui para a necessidade atual de oportunizar modos de aprendizagens mais humanizados, considerando o equilíbrio geral do corpo e da mente, o resgate e a manutenção de bem-estar, a espiritualidade como uma possibilidade humana e a inclusão de saberes populares dentro de um ambiente formativo. Tendo em vista o intuito de provocar e potencializar outras experimentações nos processos de ensino e aprendizagem, o presente estudo apresenta como produto um modelo de sala de aula alternativo, considerando a sala de aula convencional.
Abstract: This dissertation aims to research about the Mandala Garden at the field of integral education its possibilities as a space: alternative learning, artistic, tradicional knowledge, and spirituality. From the human dimensions proposed by Ferdinand Röhr (2013), we seek to build a dialogue between learning and the ways of teaching and learning practiced by traditional communities of Afro-Brazilian origin. In this process, we focus on the issues about the well-being on the building and experiencing the ambiences and times. The methodological assumption is supported by participant observation, case study, and memory production. The analisys of the patch and the aspects which involve the construction of the Mandala Garden bring the systematization of the an alternative learnig space to the human formation.This research contributes to the current need to create more humanized ways of learning, considering the general balance of body and mind, the rescue and maintenance of well-being, spirituality as a human possibility and the inclusion of popular knowledge within a formative environment.The study presents as a product an alternative learning space, when we compare to the conventional school spaces, and that has provoking and potentiating many different experiences of teaching and learning.
Subject: Educação
Arte - Métodos de ensino
Tradição oral - Aspectos educacionais
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Métodos de ensino
Aprendizagem
Sala de aula - Espaço abertos
Ambiente escolar
Manejo de classe
Espiritualidade - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44796
Issue Date: 22-Feb-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WELINGTON DIAS.pdf20.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.