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dc.contributor.advisor1Luiz Paulo Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4707346826137662pt_BR
dc.contributor.referee1Aluísio Ferreira de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Welson Barbosa Santospt_BR
dc.contributor.referee3Mônia Maria Farid Rahmept_BR
dc.creatorIsabella Campos Freitas D'Avilapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1760543668659415pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-01T13:56:27Z-
dc.date.available2022-09-01T13:56:27Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44801-
dc.description.resumoEste estudo teve como propósito analisar as narrativas de pessoas LGBTI+ que exercem a docência no Ensino Superior privado de Belo Horizonte. Como desdobramento deste foram identificadas e descritas as narrativas e as identidades dessas pessoas, tendo como foco as influências da cisheteronormatividade. Ainda foi analisado como as metamorfoses dessas identidades aparecem, considerando as interseccionalidades, as políticas de identidade e as identidades políticas. A construção dos objetivos se deu a partir da compreensão da lógica social na qual se estruturam as relações humanas em uma sociedade que é lida como capitalista, colonial, patriarcal e cisheteronormativa. A partir disso, tomou-se como perspectiva de mundo, para olhar para o objeto de estudo de forma crítica, a interseccionalidade, a decolonialidade, o feminismo (negro, principalmente) e a educação libertadora. O método empregado foi a entrevista narrativa com 10 pessoas LGBTI+ que atuam na docência no Ensino Superior privado de Belo Horizonte. A análise de dados foi elaborada a partir da proposta de Ciampa (1987) e Lima (2010), que buscam localizar as metamorfoses nas identidades. Com as entrevistas foi possível localizar 11 “achados”, percebendo como a interseccionalidade aparece dentro da perspectiva de gênero para as mulheres, como a raça aparece forte para as pessoas negras e a classe como possibilidade de ascensão através da docência. A maneira como falam de si está vinculada a sensação de segurança no espaço educacional e, muitas vezes, aparece através da temática da aula, principalmente quando se fala em Direitos Humanos. Percebeu-se que há uma variedade de maneiras de lidar com a cisheteronormatividade e impossibilidade de se desvencilhar dela por completo, mas cada docente, a partir da prática educacional, demonstrou desenvolver estratégias articuladas com sua identidade para lidar com a estrutura social e trabalhar por uma educação democrática e libertadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectLGBTI+pt_BR
dc.subjectCisheteronormatividadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores universitários - Ambiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessores homossexuais - Ambiente de trabalhopt_BR
dc.subject.otherProfessores homossexuais - Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherDiscriminação de sexo na educaçãopt_BR
dc.subject.otherIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superiorpt_BR
dc.subject.otherMinorias sexuaispt_BR
dc.titleNarrativas de docentes LGBTI+ no ensino superior: uma análise das repercussões da cisheteronormatividade nas identidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6794-460Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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