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http://hdl.handle.net/1843/44812
Tipo: | Tese |
Título: | A poética da inconformidade e o desencantamento do mundo: política e estética em Pier Paolo Pasolini e Roberto Piva |
Autor(es): | Cristiano Elias de Paulo |
Primeiro Orientador: | Gustavo Silveira Ribeiro |
Primeiro membro da banca : | Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova |
Segundo membro da banca: | Daniel Reizinger Bonomo |
Terceiro membro da banca: | Emílio Carlos Roscoe Maciel |
Quarto membro da banca: | Leonardo Francisco Soares |
Resumo: | A presente tese visa discutir as concepções estéticas e políticas de Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e Roberto Piva (1937-2010), partindo do processo de desencantamento do mundo em direção à recusa das ideologias burguesas na contemporaneidade. Assim, partirmos da seguinte questão: até que ponto ou de que forma o mundo desencantado — fomentado pela razão iluminista que paulatinamente produziu uma ciência integrada e altamente dependente das instâncias de poder, principalmente do poder econômico —, atravessou as obras poéticas, cinematográficas e críticas de nossos dois poetas? O intuito do nosso trabalho é, primeiramente, demonstrar a semelhança das críticas à contemporaneidade realizada pelos dois. Dessa forma, pretendemos salientar uma proximidade considerável entre o pensamento crítico social do poeta italiano e do poeta brasileiro, embora também se possa apontar relevantes diferenças estéticas e políticas entre os dois. Em um segundo momento, buscamos apontar os caminhos e formas utilizados por ambos para se moverem na areia movediça do contemporâneo desencantado. |
Abstract: | This thesis intends to discuss the aesthetic and political conceptions of Pier Paolo Pasolini (1922-1975) and Roberto Piva (1937-2010), starting from the process of disenchantment in the world towards the rejection of bourgeois ideologies in contemporary times. Thus, we start from the following question: to what extent or in what way did the disenchanted world — fostered by the Enlightenment reason that gradually produced an integrated science that was highly dependent on instances of power, especially economic power — cross poetic, cinematographic, and critical works? of our two poets? Our work aims, firstly, to demonstrate the similarity of the criticisms of contemporaneity made by the two. In this way, we intend to emphasize considerable proximity between the critical social thought of the Italian poet and the Brazilian poet, although it is also possible to point out relevant aesthetic and political differences between the two. In a second moment, we seek to point out the ways and forms used by both to move in the quicksand of the disenchanted contemporary. |
Assunto: | Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 – Crítica e interpretação Piva, Roberto, 1937-2010. – Crítica e interpretação Política e literatura Cinema e literatura Xamanismo Poesia italiana – História e crítica Poesia brasileira – História e crítica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44812 |
Data do documento: | 16-Mar-2022 |
Término do Embargo: | 16-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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