Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44812
Tipo: Tese
Título: A poética da inconformidade e o desencantamento do mundo: política e estética em Pier Paolo Pasolini e Roberto Piva
Autor(es): Cristiano Elias de Paulo
Primeiro Orientador: Gustavo Silveira Ribeiro
Primeiro membro da banca : Vera Lúcia de Carvalho Casa Nova
Segundo membro da banca: Daniel Reizinger Bonomo
Terceiro membro da banca: Emílio Carlos Roscoe Maciel
Quarto membro da banca: Leonardo Francisco Soares
Resumo: A presente tese visa discutir as concepções estéticas e políticas de Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e Roberto Piva (1937-2010), partindo do processo de desencantamento do mundo em direção à recusa das ideologias burguesas na contemporaneidade. Assim, partirmos da seguinte questão: até que ponto ou de que forma o mundo desencantado — fomentado pela razão iluminista que paulatinamente produziu uma ciência integrada e altamente dependente das instâncias de poder, principalmente do poder econômico —, atravessou as obras poéticas, cinematográficas e críticas de nossos dois poetas? O intuito do nosso trabalho é, primeiramente, demonstrar a semelhança das críticas à contemporaneidade realizada pelos dois. Dessa forma, pretendemos salientar uma proximidade considerável entre o pensamento crítico social do poeta italiano e do poeta brasileiro, embora também se possa apontar relevantes diferenças estéticas e políticas entre os dois. Em um segundo momento, buscamos apontar os caminhos e formas utilizados por ambos para se moverem na areia movediça do contemporâneo desencantado.
Abstract: This thesis intends to discuss the aesthetic and political conceptions of Pier Paolo Pasolini (1922-1975) and Roberto Piva (1937-2010), starting from the process of disenchantment in the world towards the rejection of bourgeois ideologies in contemporary times. Thus, we start from the following question: to what extent or in what way did the disenchanted world — fostered by the Enlightenment reason that gradually produced an integrated science that was highly dependent on instances of power, especially economic power — cross poetic, cinematographic, and critical works? of our two poets? Our work aims, firstly, to demonstrate the similarity of the criticisms of contemporaneity made by the two. In this way, we intend to emphasize considerable proximity between the critical social thought of the Italian poet and the Brazilian poet, although it is also possible to point out relevant aesthetic and political differences between the two. In a second moment, we seek to point out the ways and forms used by both to move in the quicksand of the disenchanted contemporary.
Assunto: Pasolini, Pier Paolo, 1922-1975 – Crítica e interpretação
Piva, Roberto, 1937-2010. – Crítica e interpretação
Política e literatura
Cinema e literatura
Xamanismo
Poesia italiana – História e crítica
Poesia brasileira – História e crítica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/44812
Data do documento: 16-Mar-2022
Término do Embargo: 16-Mar-2024
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