Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44826
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Between the fame and Joanne: parallels of Lady Gaga s career with business strategies in competitive environments
Título(s) alternativo(s): Entre a fama e Joanne: paralelos da carreira de Lady Gaga com estratégias de negócios em ambientes competitivos
Autor(es): Israel Bueno Simoes
Carlos Alberto Gonçalves
Márcio Augusto Gonçalves
Shirlei da Conceição Domingos Silva
Elimar Silva Melo
Resumo: In 2018, the American singer Lady Gaga celebrates a decade of the release of her first pop album, The Fame. Ten years ago, the world through a series of more successful and awarded songs of the new generation, capable of breaking records in the disputed music industry. As every product has its lifecycle, Lady Gaga’s music has come to decline, but the singer has been able to react and maintain her competitive edge. In the ups and downs of the market, Lady Gaga is a strong analogy of product changes, amalgamating itself to revitalize her sector, articulating the internal activities, repositioning herself; an image of the challenge that is accomplished in reinventing herself. Thus, from this historical analysis in which the organisation is viewed as a persona, this work reflects on survival strategies in an environment of rapid change and that requires at the same time, identity and constant adaptation. The approach is qualitative and descriptive, based on real cases of the corporate context that work as parallel to the storytelling created from the Gaga case. As a result, a conceptual model on business strategy in competitive environments is presented, which aggregates different schools of thought of the organizational strategy and that can be verified in future researches.
Abstract: Em 2018, a cantora norte-americana Lady Gaga comemora uma década do lançamento de seu primeiro álbum de música pop, The Fame. Há dez anos, o mundo via surgir uma das cantoras mais bemsucedidas e premiadas da nova geração, capaz de bater recordes na disputada indústria fonográfica. Como todo produto tem seu ciclo de vida, a música de Lady Gaga chegou ao seu declínio, mas a cantora soube reagir e manter sua marca competitiva. Nos altos e baixos do mercado, Lady Gaga proporciona uma analogia forte de mudanças de produtos, amalgamando-se para revitalizar seu setor, articulando capacidades internas, reposicionando-se; uma imagem do desafio que muitas empresas enfrentam em reinventar-se. Assim, a partir dessa análise histórica em que a organização é encarada como uma persona, este estudo de caso reflete sobre as estratégias de sobrevivência em um ambiente de mudanças rápidas e que exige, ao mesmo tempo, identidade e adaptação constante. A abordagem é qualitativa e de natureza descritiva, fundamentada em casos reais do mundo corporativo que funcionam como paralelos ao storytelling criado a partir do caso Gaga. Como resultado, é apresentado um modelo conceitual sobre a estratégia de negócio em ambientes competitivos, que agrega diferentes escolas de pensamento da estratégia organizacional e que poderá ser verificado em pesquisas futuras.
Assunto: Música
Estratégias organizacionais
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.5902/1983465937480
URI: http://hdl.handle.net/1843/44826
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/37480
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Administração da UFSM
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