Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/44828
Tipo: Tese
Título: A casa corrente luso-brasileira em Minas Gerais: releitura sobre a casa urbana das regiões de Vila Rica e do Rio das Mortes (séculos XVIII e XIX)
Autor(es): Régis Eduardo Martins
primer Tutor: André Guilherme Dornelles Dangelo
primer miembro del tribunal : Celina Borges Lemos
Segundo miembro del tribunal: Vanessa Borges Brasileiro
Tercer miembro del tribunal: Marcos Tognon
Cuarto miembro del tribunal: Rodrigo Espinha Baeta
Resumen: Este trabalho propõe uma investigação da casa corrente luso-brasileira, dos séculos XVIII e XIX, em Minas Gerais, mais especificamente nas regiões da antiga Vila Rica e do Rio das Mortes. Forma de classificação ainda pouco explorada no Brasil, a casa corrente pode ser considerada um dos tipos das casas urbanas, que abarcou, no nosso caso, a produção de uma arquitetura de programa, replicada a partir de soluções inauguradas nas reformas urbanísticas realizadas por D. Manuel I, na Ribeira das Naus em Lisboa. De um modo geral, na historiografia brasileira, este tema foi discutido associado à dimensão da preservação do patrimônio cultural, sem que se fosse, por exemplo, tratado a partir de uma confrontação do objeto de pesquisa com a arquitetura de mesma natureza em Portugal. Objetivamos, deste modo, propor uma releitura sobre a casa dos períodos colonial e imperial, na intenção de reposicionar a análise desta à luz das pesquisas geradas em território português, destinadas ao tratamento da casa corrente das idades Média e Moderna. Para tanto, partimos de um processo de interpretação da literatura vinculada à temática no Brasil a partir do conceito de representação, desenvolvido na História Cultural. Na intenção de compreender a reprodução da casa corrente local, utilizamos da lógica estabelecida pela noção de paradigma indiciário, a fim de permitir traçar um paralelo da manifestação do objeto em diferentes contextos no Império Português, para, assim, posicionar as tipologias identificadas em Minas Gerais em uma escala de eventos interligadas e não de maneira independente, como muitos estudos anteriores objetivaram. Com isso, identificamos um cenário de reprodução do objeto, na Era Moderna, estabelecido em função dos anseios imperialistas lançados no reinado manuelino, no qual a arquitetura teve um papel estratégico de dominação e controle dos súditos. A dimensão simbólica, emanada por esse dispositivo de imposição da ordem, deu origem a uma composição de fachadas padronizadas, baseadas em princípios arquitetônicos como: repetição, ritmo, simetria, ordem, harmonia etc. Fato não natural na reprodução da arquitetura vernácula desenvolvida em Portugal, a difusão da dimensão estética introduzida nas intervenções manuelinas, do início do séc. XVI, exigiu intensos esforços de regulação urbana e de implementação da uniformidade arquitetônica pelas Casas de Câmara e Cadeia nas povoações de origem portuguesa, em todo o mundo. Deste modo, a casa corrente luso-brasileira difundida em Minas Gerais, no recorte temporal escolhido, correspondeu a um esforço contínuo realizado por Coroa portuguesa, destinado ao embelezamento das vilas e cidades e sustentado pela imposição de uma arquitetura de programa, que reverberou até os últimos anos dos oitocentos, já incorporando às fachadas alguns elementos provenientes do ecletismo arquitetônico vigente à época.
Abstract: This work proposes an investigation of Portuguese-Brazilian “common house”, from the 18t) and 19th centuries, in Minas Gerais, more specifically in the regions of former Vila Rica and Rio das Mortes. The “common house”, an almost unexplored classification in Brazil, can be considered one of the types of urban houses, which has covered, in our case, the production of a program architecture, replicated from solutions inaugurated in the urban reforms carried out by D. Manuel I, in Ribeira das Naus in Lisbon. In general, in Brazilian historiography, this theme was discussed in association of the preservation of cultural heritage, without being treated from a confrontation of the research object with the architecture of the same nature in Portugal. Thus, the objective is to propose a reinterpretation of colonial and imperial periods’ house, to reposition its analysis in the light of the research generated in Portuguese territory, intended for the treatment of the common house of the Middle and Modern ages. For that, it starts with a process of literature interpretation related to the theme in Brazil from the concept of representation, developed in cultural history. To understand the common house reproduction, the logic established by the notion of indicator paradigm is used to enable a parallel of the object manifestation in Portuguese Empire’s different contexts, thus, positioning the typologies identified in Minas Gerais on a scale of interconnected events and not independently, as many previous studies have objectified. With this, a scenario of reproduction of the object was identified, in the Modern Era, established according to the imperialist yearnings launched in Manueline reign, which the architecture played a strategic role of domination and control of its subjects. The symbolic dimension, emanating from this order imposition device, gave rise to a composition of standardized façades, based on architectural principles such as: repetition, rhythm, symmetry, order, harmony, etc. A non-natural fact in the reproduction of the vernacular architecture developed in Portugal, the diffusion of the aesthetic dimension introduced into Manueline interventions, from the beginning of the 16th century, demanded intense urban regulation and implementation efforts of architectural uniformity by the Casas de Câmara e Cadeia in the villages of Portuguese origin, all over the world. Therefore, the Portuguese-Brazilian “common house” widespread in Minas Gerais, in the chosen time frame, corresponded to a continuous effort made by Portuguese Crown, aimed to villages and cities beautification, and supported by the imposition of a program architecture, which reverberated to the last years of eight hundred, already incorporating to the façades some elements from architectural eclecticism in force at the time.
Asunto: Arquitetura - História
Arquitetura - Século XVIII
Arquitetura - Século XIX
Habitações
Arquitetura portuguesa
Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA E HISTÓRICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44828
Fecha del documento: 20-dic-2021
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MARTINS, Regis E. A Casa Corrente_VD.pdf17.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons