Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44851
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação em saúde para portadores de marca-passo cardíaco definitivo: guia de orientações pós alta
Authors: Hugo Santos Duarte
First Advisor: Adelaide de Mattia Rocha
First Referee: Adelaide de Mattia Rocha
Second Referee: Selme Silqueira de Matos
Abstract: Introdução: O implante de marcapasso cardíaco definitivo é um procedimento que tem alcançado diminuição nos índices de mortalidade em pacientes cardiopatas. Entretanto por ser uma prótese fixa, é inegável a sua influência na vida do portador, estando sujeito à alterações em vários aspectos. De tal modo, existem interferências ao realizar diversas atividades, exigindo assim o conhecimento de cuidados específicos a fim de manter uma eficácia da terapia e melhor qualidade de vida. Objetivo: Descrever as orientações pós alta a serem esclarecidas aos pacientes portadores de marcapasso cardíaco definitivo baseado em evidência científica Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, no qual foram coletados dados por meio de pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde, obtendo-se estudos indexados nas bases eletrônicas MEDLINE, SCIELO e LILACS. Resultados: Foram selecionados e analisados 13 artigos científicos que responderam as questões norteadoras por este estudo. Discussão: As orientações aos portadores de marcapasso foram categorizadas em: estímulo ao autocuidado; restrições em atividades e mudanças no estilo de vida e cuidados com interferências eletromagnéticas. Como síntese, foi elaborado um guia para estas orientações. Conclusão: A padronização das orientações pós alta torna-se necessária para evitar falhas no processo de educação em saúde aos portadores de marcapasso. Cabe aos profissionais de saúde reconhecerem a importância deste, pois o acesso a informação é imprescindível para auxiliar os pacientes na adaptação de uma nova vida.
Abstract: Introduction: The implant of permanent pacemaker is a procedure that has achieved reduction in mortality rates in cardiac patients. However because it is a fixed prosthesis, is undeniable influence in the person's life, subject to change in many ways. In this way, there are interference to perform various activies, requiring knowledge of specific care in order to maintain efficacy of treatment and better quality of life. Objective: To describe the post high guidelines to be clarified to patients with permanent pacemaker based on scientific evidence. Methodology: This is an integrative literature review, in which data have been collected through a survey in the Virtual Health Library, obtaining indexed studies in electronic databases MEDLINE, SCIELO and LILACS. Results: It was selected and analyzed 13 scientific articles that answered the guiding questions for this study. Discussion: The guidelines for pacemaker patients were categorized into: stimulating self-care; restrictions in activities and changes in lifestyle and care of electromagnetic interference. In summary, it was produced a guide to these guidelines. Conclusion: The standardization post high guidelines becomes necessary to avoid flaws in the health education process to patients with pacemaker. It is for health professionals recognize the importance of this, because access to information is essential to help patients in adapting to a new life.
Subject: Marca-passo artificial
Educação em saúde
Educação de Pacientes como Assunto
Cuidados pós-operatórios
Dissertação Acadêmica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Assistência de Enfermagem de Média e Alta Complexidade
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44851
Issue Date: 3-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Enfermagem Hospitalar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-_marcapasso_hugo.pdf336.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.