Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44879
Type: Dissertação
Title: Análise do comportamento do consumidor do comércio eletrônico em relação aos parâmetros da entrega
Authors: Emília Guerra Dias
First Advisor: Leise Kelli de Oliveira
First Referee: Cassiano Augusto Isler
Second Referee: Bruno Vieira Bertoncini
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a influência de atributos do serviço de entrega no comportamento de compra do consumidor do comércio eletrônico. Impulsionada pela maior utilização da Internet nos últimos anos, a expansão do comércio eletrônico favoreceu o aumento da demanda por serviços de entrega domiciliares. Tal fenômeno agrava problemas já inerentes a grandes centros urbanos, como tráfego, degradação da qualidade do ar, ruído, aumento do risco de acidentes, redução da mobilidade urbana e saturação da infraestrutura existente. Pesquisas e análises de mercado mostram que os serviços de entrega influenciam na decisão do consumidor pela compra de um produto. Contudo, na análise de comportamento do consumidor, pouco enfoque é dado aos atributos do serviço de entrega, tais como: prazo, valor do frete e horário da entrega. Para tanto, a presente pesquisa propôs modelos baseados em Rede Neural Artificial (RNA), ferramenta de machine learning, com intuito de analisar os atributos que impactam na tomada de decisão do consumidor. A abordagem metodológica adotada iniciou-se pela coleta de dados junto aos consumidores de plataformas de comércio eletrônico, com proposição de questionário elaborado e aplicado via plataforma Google. A confiabilidade das respostas foi analisada pela aplicação do coeficiente alfa de Cronbach. Em seguida, prosseguiu-se com etapa de pré-processamento dos dados que incluiu a codificação e normalização dos dados, além do tratamento da multicolinearidade. Ao final do processo, definiu-se a arquitetura e treinamento da rede neural, seguida da validação e interpretação dos modelos comportamentais, a partir da ferramenta Partial Dependence Plots (PDP). Ademais, outra estimação dos modelos foi realizada por Regressão Logística (RL), com a finalidade de complementar a análise dos resultados por uma abordagem estatística. Os modelos estimados por RNA e RL permitiram aferir a relação entre as características do consumidor (seu perfil socioeconômico e hábitos de consumo), além de características do comércio eletrônico, com os atributos de entrega. Os resultados indicam que consumidores de menores faixas etárias, que compram produtos eletrônicos, jogos, livros e afins são influenciados, sobretudo, pelo atributo valor do frete.
Abstract: This paper aims to analyze the influence of delivery service attributes on e-consumer purchase behavior. Driven by increased use of the Internet in recent years, the expansion of e-commerce has raised the demand for home delivery services. This phenomenon enhances problems already inherent in large urban centers, such as traffic, pollution, reduced urban mobility, and insufficient of existing infrastructure. Market research and analysis show that delivery services influence the consumer's decision to purchase a product. However, little focus is given to the attributes of the delivery service (such as delivery time, delivery fee, and delivery reception) in the analysis of consumer behavior. To this end, models based on Artificial Neural Networks (ANN), a machine learning tool, are proposed. The methodological approach adopted began with data collection, with the proposition of a questionnaire prepared and applied via Google form. The reliability of the answers was analyzed by applying Cronbach's alpha coefficient. Next, the data pre-processing stage proceeded, which included data coding and normalization, in addition to multicollinearity treatment. At the end of this process, the architecture and training of the ANN were defined, followed by the validation and interpretation of the behavioral models, using the Partial Dependence Plots (PDP) tool. Furthermore, another estimation of the models was performed by Logistic Regression (LR), with the purpose of complementing the analysis by adding statistical perspective. The models estimated by ANN and RL allowed to assess the relationship between consumer characteristics (their socioeconomic profile and consumption habits), as well as e-commerce characteristics, and delivery attributes. The results indicate that consumers in younger age groups who purchase electronic products, games, books and the like are influenced, above all, by delivery fee. Furthermore, the influence of delivery attributes is independent of the frequency of consumption, while privacy, product price and shopping opportunities are the e-commerce characteristics that show statistical significance, with specific effects per delivery attribute. This essay is justified by analyzing the purchase behavior of e- consumers from the perspective of delivery service, establishing relationships between consumer profile and e-commerce characteristics with the influence of delivery attributes.
Subject: Transportes
Transporte urbano
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Entrega de mercadorias
Redes neurais (Computação)
Regressão logística
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/44879
Issue Date: 27-Aug-2021
metadata.dc.description.embargo: 27-Aug-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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