Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44880
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dc.creatorAlexandre Fagundes Fariapt_BR
dc.creatorArnaldo de Moura Vazpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T19:22:54Z-
dc.date.available2022-09-02T19:22:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume22pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage162pt_BR
dc.citation.epage188pt_BR
dc.identifier.doi10.22600/1518-8795.ienci2017v22n1p162pt_BR
dc.identifier.issn1518-8795pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44880-
dc.description.resumoNo Ensino de Ciências, mais especificamente no Ensino de Física, há estratégias instrucionais baseadas em pesquisa que são reconhecidas por seu potencial de promover o desenvolvimento conceitual. É possível que muitas dessas estratégias instrucionais levem a aprendizagens mais elaboradas que promovam, por exemplo, o desenvolvimento do pensamento científico. O pensamento científico pode ser definido como constituído por conhecimentos de domínio específico e por estratégias de domínio geral. Investigamos quais estratégias de domínio geral estudantes empregaram em tarefas de uma atividade didática sobre dinâmica newtoniana inspirada pelos “Tutoriais de Física Introdutória”. Participaram 19 estudantes de 15 a 17 anos dos cursos técnicos de nível médio em eletrônica e informática de uma escola técnica federal brasileira. As atividades didáticas propostas aos estudantes são parte regular do curso de Física há sete anos. Nesse sentido, não se preparou intervenção especial para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados envolveu gravações em áudio e vídeo de grupos de estudantes; notas de observação de campo; e fotografias de cadernos dos estudantes e de pôsteres elaborados para apresentação em classe. A análise dos dados baseou-se na categorização das estratégias de raciocínio. Os resultados indicam o uso de quatro estratégias de domínio geral pelos estudantes nas tarefas que lhes foram propostas: raciocínio baseado em evidência, avaliação de linha de raciocínio, raciocínio com definição operacional e raciocínio hipotético-dedutivo. Esses resultados sugerem que atividades inspiradas pelos “Tutoriais de Física Introdutória” favorecem aprendizagens de conceitos científicos e aprendizagens ainda mais elaboradas. Coloca-se como demanda para a área de pesquisa a necessidade de refinamento das estratégias de coleta e de análise de dados como forma de identificar o uso de outras estratégias de domínio geral pelos estudantes em contextos semelhantes, assim como a ampliação da investigação para outros contextos escolares.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE FÍSICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofInvestigações em ensino de ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherTutoriais de Física Introdutóriapt_BR
dc.subject.otherGrupos de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherPensar e pensamento científicospt_BR
dc.subject.otherEstratégias de Raciocíniopt_BR
dc.titlePensamento científico empregado em tarefas de física básicapt_BR
dc.title.alternativeScientific thinking in introductory physics taskspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/548pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

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