Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStela Cristina Hott Corrêapt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-02T20:36:45Z-
dc.date.available2022-09-02T20:36:45Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage40pt_BR
dc.citation.epage61pt_BR
dc.identifier.doi10.2436/20.8070.01.128pt_BR
dc.identifier.issn2236-6040pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44887-
dc.description.abstractWith the advent of disruptive technologies, notably the Internet of Things and Big Data, objects gained a degree of smartnessthat allowed them to interact with their users. Following this trend, cities have also become intelligent through the integration of communication and information technology into their physical infrastructure. Smart tourist destinations apply the principles of smart cities to urban or rural areas to support the mobility, lodging, food and entertainment of their visitors, mainly through applications that connect them to the experiences available at the destination. In this context, this article aims to present an evaluative and relational bibliometric study about smart tourism destinations. 96 articles published between 2007 and 2018 in tourism and management's journals was taken out from the Web of Science database. Data were analyzed with VOSviewer software. Their mapping revealed that the researchers studied the topic from the perspective of co-creation of value, smart cities and smart tourism, leaving gaps in favor of new research possibilities such as (1) the operationalization of models with perceptions, attitudes, beliefs and subjective norms of tourists and their impacts on their behavioral intentions (2) the investigation of behavioral and attitudinal differences between groups of tourists, such as physically vulnerable tourists, young people, and theelderly, and (3) the assessment of social, environmental, economic and financial outcomes of the smart tourism destination over its stakeholders.pt_BR
dc.description.resumoCom o advento das tecnologias disruptivas, notadamente a Internet of Thingse o Big Data, objetos ganharam um grau de smartnessque lhes permitiu interagir com seus usuários. Seguindo essa tendência, cidades também se tornaram inteligentes por meio da integração da tecnologia de comunicação e informação na sua infraestrutura física. Os destinos turísticos inteligentes aplicam os princípios das cidades inteligentes a áreas urbanas ou rurais para suportar a mobilidade, hospedagem, alimentação e entretenimento de seus visitantes, principalmente por meio de aplicativos que os conectam às experiências disponíveis no destino. Diante deste contexto,oobjetivo deste artigo é apresentar um estudo bibliométrico avaliativo e relacional sobre o tema “destinos turísticos inteligentes”. Para isso, foi formado um banco de dados extraídos da base Web of Science, com 96 artigos publicados entre 2007 e 2018, em periódicos ligados ao turismo e sua gestão. Os dados foram analisados com o softwareVOSviewer. O seu mapeamento revelou que os pesquisadores estudaram o tema sob a perspectiva da cocriação de valor, das smart citiese do turismo inteligente. Com isso, foram identificadas lacunas que favorecem novas possibilidades de pesquisas no âmbito do comportamento do turista e de suas consequências, tais como: (1) a operacionalização de modelos com as percepções, atitudes, crenças e normas subjetivas do turista e seus impactos sobre suas intenções comportamentais em relação aos destinos inteligentes; (2) a investigação das diferenças atitudinais entre grupos de turistas, como, por exemplo, turistas emestado de vulnerabilidade física, jovens, e idosos em viagens a destinos inteligentes; e (3) a avaliação dos resultados sociais, ambientais, econômicos e financeiros do destino turístico inteligente sobre seus stakeholders.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Turismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDestinos turísticos inteligentespt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectVOSviewerpt_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.subject.otherCidades inteligentespt_BR
dc.titleDestinos turísticos inteligentes: um estudo bibliométricopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/6187/5836pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Destinos turísticos inteligentes.pdf710.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.